Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O processo comunicativo e os estilos de liderança em escolas TEIP e com contrato de autonomia

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201491109.pdf821.28 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste trabalho de investigação teve-se em consideração duas linhas de investigação interrelacionadas, por um lado, a “comunicação/fluxos de informação na organização” (dimensão 1), compostos nomeadamente pelas subdimensões “partilha de estratégias e de materiais pedagógicos”, “papel das TIC na comunicação”, “qualidades da comunicação” e “participação e tomada de decisão”, e, por outro, os estilos de liderança exercidos em cada uma das escolas analisadas. Utilizou-se uma metodologia qualitativa, através da análise horizontal interpretativa dos discursos, sentidos e representações das vinte e cinco pessoas entrevistadas (entrevistas semiestruturadas) que foram feitas a três diretores, doze coordenadores e dez professores de três escolas da zona norte do país: uma escola secundária TEIP, que se candidatou recentemente a um contrato de autonomia, e dois agrupamentos TEIP, já com contrato de autonomia. Da análise das entrevistas conclui-se que, na escola A, a liderança é percebida pelos professores entrevistados como tendencialmente autocrática; na escola B, não se observa uma tendência clara, uma vez que os dados contêm alguns elementos próprios de uma liderança democrática e outros de uma liderança autocrática; e, na escola C, a liderança é percebida pelos professores entrevistados como tendencialmente democrática.
In this research, two intertwined lines were taken into account: on the one hand, the communication / information flows in the organization (dimension 1) – composed by the subdimensions “sharing strategies and teaching materials”, “the role of ICT in communication”, “the qualities of communication” and “the participation and decision making process” –, and, on the other hand, the leadership styles exercised in each school. A qualitative methodology was used, through discourse analysis of the twenty-five semi-structured interviews that were made to three directors, twelve coordinators and ten teachers from three schools in the north of the country, all of them in disadvantaged territories. The analysis of the interviews shows that in school A the leadership is generally perceived by teachers as autocratic; in school B, a clear trend is not observed, since the data contains elements from a democratic leadership and also from an autocratic leadership; in school C, leadership is perceived by teachers as globally democratic.

Description

Keywords

Comunicação Escolas TEIP Estilos de liderança TIC Communication TEIP schools Leadership styles ICT

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue