Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Modalidades de pagamento no comércio eletrónico : um serviço formativo em b-learning

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201489562.pdf6.79 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A integração dos sistemas de informação e comunicação de base tecnológica é uma realidade cada vez mais presente no quotidiano das organizações e da comunidade de ensino. A evolução dos sistemas de informação e comunicação surgem de uma análise das necessidades organizacionais e, no contexto do ensino, entre outras razões, pela necessidade de uma aproximação dos estudantes a um mercado de trabalho que seja capaz de potenciar a experiência dos mesmos. Estas são preocupações refletidas em muitas das mudanças a ocorrer no ensino superior. Atualmente os estudantes podem ser mais autónomos e encontrar estratégias que se adequem ao seu estilo de aprendizagem, apoiando-se em tecnologia que medeia a sua relação com o docente e o conhecimento. O ensino a distância focaliza o papel do tutor online e vinca o estudante no cerne do modelo de ensino. Este ambiente de instrução, mediado por tecnologia, obriga a uma maior colaboração e participação dos estudantes já que exige uma comunicação contínua, o que permite um controlo mais preciso. É neste contexto que surge a elaboração deste módulo de ensino a distância que, atendendo às necessidades expressas por estudantes e comunidades de ensino, ofereceremos um proposta actual e de relevância prática. Adotando como método de investigação e de desenvolvimento um modelo híbrido, com base no modelo de Allessi & Trollip e no modelo de integração por objetivos de Peres & Pimenta, desenvolveu-se o presente trabalho cuja componente empírica é um módulo multimédia de um curso de ensino a distância sobre as modalidades de pagamento no comércio eletrónico, exploradas ao longo de oito temáticas. Este trabalho pretende por isso ser um serviço formativo que contribua para a formação de todos aqueles que pretendam conhecer melhor os sistemas de pagamento em ambiente digital.
The integration of information systems and technology based communication is a reality increasingly present in the day-to-day life of organizations and learning communities. The challenges triggered by both of them arise from an analysis of organizational needs and an attempt to approximate the labour market to students, enabling them to enhance their learning experience. These concerns are reflected in a great number of changes that are occurring in the nowadays learning communities and providers, including at higher education level. Currently the students can be more autonomous in their learning process, finding strategies that suit their learning style by supporting themselves in technology underpinned in their relationship with the teacher or tutor and the knowledge itself. E-Learning focuses on the role of the online tutor by putting the emphasis on the student, who becomes the heart of the learning process. This educational environment mediated by technology requires greater collaboration and participation from the students as it involves a continuous communication, which allows a more precise control. It is in this context that we create this e-learning module, taking into account the needs expressed by students and learning communities, that we offer a up-to-date and practical proposal. Adopting as a method of research and development a hybrid model based on the model of Allessi & Trollip and on the model of integration by goals of Peres & Pimenta, we developed this study, which the empiric component is a e-learning module on the different modalities of payment in the E-commerce market, presented in eight subjects. This study is a formative service that aims to contribute to the learning process of everybody who wants to learn more about payment systems in the digital world.

Description

Keywords

Ensino Superior Serviço mediado por tecnologia Aprendizagem em ambiente b-learning Ensino a distância Gamificação Modalidades de pagamento Higher education Technology mediated service Learning environment in b-learning Distance learning Gamification e-commerce payments

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue