Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Estrutura modular nos cursos profissionais nas escolas secundárias públicas: investigação colaborativa sobre mudança curricular

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
11508.pdf604.68 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Na convicção de que é preciso continuar a investigar, a agir crítica e criativamente e a avaliar contínua e formativamente o desenvolvimento da Estrutura Modular no âmbito do sistema de educação e formação profissional das escolas secundárias públicas, nesta comunicação pretende-se apresentar os resultados intermédios de um projecto de investigação-acção colaborativa em curso, centrado em dois estudos de caso, em duas escolas secundárias, onde se utiliza como referencial para a análise da mudança o modelo de inovação curricular, proposto por Alonso (2006) Assim, pretende-se reflectir e debater sobre: Os factores críticos de sucesso escolar nos cursos profissionais, criados pela Reforma do Ensino Secundário de 2004, nas escolas secundárias públicas. Como é que a estrutura modular está a ser apropriada pelos professores e desenvolvida nessas escolas. Que planos de intervenção e de melhoria de aplicação da estrutura modular será preciso introduzir, para que as práticas organizativas, pedagógicas e de avaliação se desenvolvam em coerência com o modelo curricular, baseado nos princípios psicopedagógicos social-construtivistas, de modo a favorecer o sucesso educativo dos alunos. Com esta pesquisa espera-se contribuir para a melhoria do sistema de educação e formação profissional através, nomeadamente, da abordagem às condições que se consideram estratégicas para a “negociação da mudança”, na concretização de uma Estrutura Modular ao serviço de novas e outras aprendizagens.

Description

Keywords

Citation

ORVALHO, Luísa ; ALONSO, Luísa - Estrutura Modular nos Cursos Profissionais nas Escolas Secundárias Públicas: investigação colaborativa sobre mudança curricular. In Congresso Internacional Galego - Português de Psicopedagogia, X, Braga, Portugal, 9-11 Setembro, 2009. Actas do X Congresso Internacional Galego - Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009. ISBN-978-972-8746-71-1. p. 2996-3018

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Coruna / Universidade do Minho

CC License