Publication
Estrutura modular nos cursos profissionais nas escolas secundárias públicas: investigação colaborativa sobre mudança curricular
dc.contributor.author | Orvalho, Luísa | |
dc.contributor.author | Alonso, Luísa | |
dc.date.accessioned | 2013-06-20T12:17:30Z | |
dc.date.available | 2013-06-20T12:17:30Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.description.abstract | Na convicção de que é preciso continuar a investigar, a agir crítica e criativamente e a avaliar contínua e formativamente o desenvolvimento da Estrutura Modular no âmbito do sistema de educação e formação profissional das escolas secundárias públicas, nesta comunicação pretende-se apresentar os resultados intermédios de um projecto de investigação-acção colaborativa em curso, centrado em dois estudos de caso, em duas escolas secundárias, onde se utiliza como referencial para a análise da mudança o modelo de inovação curricular, proposto por Alonso (2006) Assim, pretende-se reflectir e debater sobre: Os factores críticos de sucesso escolar nos cursos profissionais, criados pela Reforma do Ensino Secundário de 2004, nas escolas secundárias públicas. Como é que a estrutura modular está a ser apropriada pelos professores e desenvolvida nessas escolas. Que planos de intervenção e de melhoria de aplicação da estrutura modular será preciso introduzir, para que as práticas organizativas, pedagógicas e de avaliação se desenvolvam em coerência com o modelo curricular, baseado nos princípios psicopedagógicos social-construtivistas, de modo a favorecer o sucesso educativo dos alunos. Com esta pesquisa espera-se contribuir para a melhoria do sistema de educação e formação profissional através, nomeadamente, da abordagem às condições que se consideram estratégicas para a “negociação da mudança”, na concretização de uma Estrutura Modular ao serviço de novas e outras aprendizagens. | por |
dc.identifier.citation | ORVALHO, Luísa ; ALONSO, Luísa - Estrutura Modular nos Cursos Profissionais nas Escolas Secundárias Públicas: investigação colaborativa sobre mudança curricular. In Congresso Internacional Galego - Português de Psicopedagogia, X, Braga, Portugal, 9-11 Setembro, 2009. Actas do X Congresso Internacional Galego - Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho, 2009. ISBN-978-972-8746-71-1. p. 2996-3018 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/11508 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade da Coruna / Universidade do Minho | por |
dc.title | Estrutura modular nos cursos profissionais nas escolas secundárias públicas: investigação colaborativa sobre mudança curricular | por |
dc.type | conference object | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | conferenceObject | por |