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At a time when global environmental challenges are pressing and consumer options are more diversified than ever, there is an urgent need to integrate sustainable practices with the growing availability of food items that may not always be beneficial to healthy living. This work describes a critical step in using food retailers’ data to turn complicated consumer interactions into meaningful insights. This initiative seeks to find opportunities to support more environmentally friendly and nutritionally healthy consumer choices by strategically analysing consumption habits. This thesis used a complex approach to data cleansing, which included a variety of standardisation and normalisation procedures to match diverse data structures and formats. The outcome of these efforts was the merging of three data tables, which converged to form an integrated data table that not only contained a retailer's product offerings, but also included the complete nutritional information and calculated environmental implications of each product. An important methodological highlight is the classification of clients into three unique segments based on macronutrient and micronutrient consumption, as well as environmental effect. This three-dimensional categorization is crucial, as it gives a full consumer profile and enables for a detailed knowledge of consumption behaviours across three important dimensions. This thesis lays the framework for future research on the sustainability and nutritional effect of consumer behaviours. It uncovers critical information that might drive policy decisions targeted at directing household consumption towards more sustainable and healthier results by segmenting consumer data in great detail.
Numa altura em que os desafios ambientais globais são urgentes e as opções dos consumidores são mais diversificadas do que nunca, existe a necessidade de integrar práticas sustentáveis com a crescente disponibilidade de produtos alimentares que podem nem sempre ser benéficos para uma vida saudável. Este trabalho descreve um passo fundamental na utilização dos dados dos retalhistas de produtos alimentares para transformar interações dos consumidores em informações úteis do ponto de vista analítico. Esta iniciativa procura encontrar oportunidades para apoiar escolhas de consumo com menos impacto ambiental e nutricionalmente saudáveis, analisando estrategicamente os hábitos de compra dos consumidores. Este estudo utiliza uma abordagem de limpeza de dados composta por vários processos, que inclui uma variedade de procedimentos de normalização e padronização para fazer corresponder diversas estruturas e formatos de dados. Estes esforços culminam na fusão de três bases de dados, que convergem para formar uma base de dados integrada que não só contém toda a oferta de produtos de um retalhista, mas também inclui a informação nutricional completa e as implicações ambientais calculadas de cada produto. Um aspeto importante da metodologia é a classificação dos clientes em três segmentos únicos com base no consumo de macronutrientes e micronutrientes, bem como no impacto ambiental. Esta categorização tridimensional é crucial, uma vez que fornece um perfil completo do consumidor e permite um conhecimento pormenorizado dos comportamentos de consumo em três dimensões importantes. Esta tese estabelece as bases para a investigação futura sobre a sustentabilidade e o efeito nutricional do comportamento do consumidor, utilizando dados de retalhistas, revelando informação que pode orientar decisões políticas destinadas a direcionar o consumo das famílias para que este seja mais sustentável e saudável.
Numa altura em que os desafios ambientais globais são urgentes e as opções dos consumidores são mais diversificadas do que nunca, existe a necessidade de integrar práticas sustentáveis com a crescente disponibilidade de produtos alimentares que podem nem sempre ser benéficos para uma vida saudável. Este trabalho descreve um passo fundamental na utilização dos dados dos retalhistas de produtos alimentares para transformar interações dos consumidores em informações úteis do ponto de vista analítico. Esta iniciativa procura encontrar oportunidades para apoiar escolhas de consumo com menos impacto ambiental e nutricionalmente saudáveis, analisando estrategicamente os hábitos de compra dos consumidores. Este estudo utiliza uma abordagem de limpeza de dados composta por vários processos, que inclui uma variedade de procedimentos de normalização e padronização para fazer corresponder diversas estruturas e formatos de dados. Estes esforços culminam na fusão de três bases de dados, que convergem para formar uma base de dados integrada que não só contém toda a oferta de produtos de um retalhista, mas também inclui a informação nutricional completa e as implicações ambientais calculadas de cada produto. Um aspeto importante da metodologia é a classificação dos clientes em três segmentos únicos com base no consumo de macronutrientes e micronutrientes, bem como no impacto ambiental. Esta categorização tridimensional é crucial, uma vez que fornece um perfil completo do consumidor e permite um conhecimento pormenorizado dos comportamentos de consumo em três dimensões importantes. Esta tese estabelece as bases para a investigação futura sobre a sustentabilidade e o efeito nutricional do comportamento do consumidor, utilizando dados de retalhistas, revelando informação que pode orientar decisões políticas destinadas a direcionar o consumo das famílias para que este seja mais sustentável e saudável.
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Household consumption analysis Nutritional intake Customer segmentation Environmental sustainability metrics Clustering Retail Análise do consumo fas famílias Consumo nutricional Segmentação de clientes Métricas de sustentabilidade ambiental Retalho
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