Publication
O processo de formação de um professor em música no Brasil
| dc.contributor.author | Silva, Jefferson Tiago de Souza Mendes da | |
| dc.contributor.author | Leonido, Levi | |
| dc.date.accessioned | 2022-07-18T14:08:30Z | |
| dc.date.available | 2022-07-18T14:08:30Z | |
| dc.date.issued | 2019-09-11 | |
| dc.description.abstract | Este trabalho faz parte dos estudos a nível de doutoramento na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal, discorre sobre a legislação brasileira no que diz respeito a formação, em nível superior, de um professor em música. A metodologia tem caráter qualitativo com análise documental, é realizado uma descrição histórica da formação de professor em música com base na análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira (Lei 9.394/1996), Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música (Resolução 02/2004-CES/CNE), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior (Resolução 02/2015-CNE), da Diretrizes Nacionais para a Operacionalização do Ensino de Música na Educação Básica (Resolução 02/2016-CNE), da então proposta da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica (2ª versão/2016), textos e manifestos de associações da área a respeito das atuais mudanças das políticas públicas educacionais ocorridas no Brasil e suas implicações nos cursos de licenciatura em música. | pt_PT |
| dc.description.abstract | This research deals with Brazilian legislation regarding the training, at a higher level, of a teacher in music. The methodology is qualitative with ex post facto constituents. A historical description of the teacher training in music is carried out based on the analysis of the Law on Guidelines and Bases of Brazilian Education (Law 9.394 / 1996), National Curricular Guidelines for the Undergraduate Music Course (Resolution 02/2004-CES / CNE) , National Curricular Guidelines for Initial Higher Education (Resolution 02/2015-CNE), the National Guidelines for the Operationalization of Music Education in Basic Education (Resolution 02/2016-CNE), the proposal of the National Curricular Common Base for the Basic Education (2nd version / 2016), texts and manifestos of associations of the area regarding the current changes of public educational policies occurred in Brazil and their implications in the courses of Licenciatura in music. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.doi | 10.37334/riesa.v2i2.18 | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 2184-4569 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/38254 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Formação de professores em música | pt_PT |
| dc.subject | Licenciatura em música | pt_PT |
| dc.subject | Legislação | pt_PT |
| dc.subject | Teacher training in music | pt_PT |
| dc.subject | Bachelor of music | pt_PT |
| dc.subject | Music teaching | pt_PT |
| dc.title | O processo de formação de um professor em música no Brasil | pt_PT |
| dc.title.alternative | The process of formation of music teacher in Brazil | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.endPage | 49 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 2 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 39 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Revista Internacional de Educação, Saúde e Ambiente | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 2 | pt_PT |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
