Repository logo
 
Publication

O processo de formação de um professor em música no Brasil

dc.contributor.authorSilva, Jefferson Tiago de Souza Mendes da
dc.contributor.authorLeonido, Levi
dc.date.accessioned2022-07-18T14:08:30Z
dc.date.available2022-07-18T14:08:30Z
dc.date.issued2019-09-11
dc.description.abstractEste trabalho faz parte dos estudos a nível de doutoramento na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Portugal, discorre sobre a legislação brasileira no que diz respeito a formação, em nível superior, de um professor em música. A metodologia tem caráter qualitativo com análise documental, é realizado uma descrição histórica da formação de professor em música com base na análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira (Lei 9.394/1996), Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música (Resolução 02/2004-CES/CNE), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior (Resolução 02/2015-CNE), da Diretrizes Nacionais para a Operacionalização do Ensino de Música na Educação Básica (Resolução 02/2016-CNE), da então proposta da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Básica (2ª versão/2016), textos e manifestos de associações da área a respeito das atuais mudanças das políticas públicas educacionais ocorridas no Brasil e suas implicações nos cursos de licenciatura em música.pt_PT
dc.description.abstractThis research deals with Brazilian legislation regarding the training, at a higher level, of a teacher in music. The methodology is qualitative with ex post facto constituents. A historical description of the teacher training in music is carried out based on the analysis of the Law on Guidelines and Bases of Brazilian Education (Law 9.394 / 1996), National Curricular Guidelines for the Undergraduate Music Course (Resolution 02/2004-CES / CNE) , National Curricular Guidelines for Initial Higher Education (Resolution 02/2015-CNE), the National Guidelines for the Operationalization of Music Education in Basic Education (Resolution 02/2016-CNE), the proposal of the National Curricular Common Base for the Basic Education (2nd version / 2016), texts and manifestos of associations of the area regarding the current changes of public educational policies occurred in Brazil and their implications in the courses of Licenciatura in music.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.37334/riesa.v2i2.18pt_PT
dc.identifier.issn2184-4569
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/38254
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professores em músicapt_PT
dc.subjectLicenciatura em músicapt_PT
dc.subjectLegislaçãopt_PT
dc.subjectTeacher training in musicpt_PT
dc.subjectBachelor of musicpt_PT
dc.subjectMusic teachingpt_PT
dc.titleO processo de formação de um professor em música no Brasilpt_PT
dc.title.alternativeThe process of formation of music teacher in Brazilpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage49pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage39pt_PT
oaire.citation.titleRevista Internacional de Educação, Saúde e Ambientept_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
43722790.pdf
Size:
171.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: