Repository logo
 
Publication

A autoeficácia dos professores para a implementação de práticas inclusivas: contributos para uma reflexão sobre a inclusão educativa

dc.contributor.authorDias, Paulo C.
dc.date.accessioned2021-06-07T14:17:27Z
dc.date.available2021-06-07T14:17:27Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractNos últimos anos, muito mudou em termos de legislação e de práticas para uma escola inclusiva, na preparação das escolas e no desenvolvimento profissional dos docentes. Contudo, é menor a investigação centrada sobre as práticas inclusivas e o sentido de preparação dos professores para uma verdadeira inclusão educativa. Com o presente trabalho pretendemos avaliar a perceção dos professores sobre a sua competência na implementação de práticas inclusivas através da adaptação de uma escala, com 153 docentes do ensino regular e da educação especial. Os resultados permitiram encontrar uma boa estrutura fatorial e fidelidade da escala. Foram encontradas diferenças em função de variáveis pessoais como o género, idade ou habilitações literárias, variáveis profissionais como o tempo de serviço e situação contratual, assim como formação e experiência pessoal com crianças com necessidades especiais. Os resultados são discutidos e as suas implicações para o desenvolvimento profissional docente e para a investigação no âmbito da educação inclusiva.pt_PT
dc.description.abstractIn recent years, much has changed in legislation and practices for an effective inclusive education, in the preparation of schools and in teachers training. However, less research is focused on inclusive practices and teacher sense of efficacy for the implementation of a real inclusive education. This work aims to evaluate the teachers' sense of efficacy to implement inclusive practices by adapting a scale, with 153 teachers from regular and special education. Results demonstrate good factorial structure and reliability of the scale. Significant differences regarding: personal variables, as gender, age or educational background; professional variables, as teaching experience and contractual status, training and personal experience with children with special needs, were also found. The results and their implications for teacher professional development and research in an inclusive school are discussed.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.1590/S0104-40362017000100001pt_PT
dc.identifier.eid85012187218
dc.identifier.issn0104-4036
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33470
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectInstrumentopt_PT
dc.titleA autoeficácia dos professores para a implementação de práticas inclusivas: contributos para uma reflexão sobre a inclusão educativapt_PT
dc.title.alternativeTeachers' self-efficacy toward the implementation of inclusive practices: contributions for a reflection about school inclusionpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage25pt_PT
oaire.citation.issue94pt_PT
oaire.citation.startPage7pt_PT
oaire.citation.titleEnsaiopt_PT
oaire.citation.volume25pt_PT
person.familyNameDias
person.givenNamePaulo
person.identifier.ciencia-id6416-9E48-91C7
person.identifier.orcid0000-0001-6876-3723
person.identifier.scopus-author-id55215392100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
26785679.pdf
Size:
445.11 KB
Format:
Adobe Portable Document Format