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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
The core objective of this dissertation is to study how an art form reconstructs itself through
potential challenges. The main case study for this dissertation is Bharatanatyam, an ancient
dance form performed originated in the state of Tamil Nadu in South India in the 4th century
(Banerjee 2013; Sangeetha and Ragothaman, 2014). Bharatanatyam has been very adaptive
towards change. This adaptive nature has helped this art form to stay alive and still be
relevant even after so many centuries. I propose that performing arts work as a tool which
restructures itself with time. The enhancement of digital culture has worked as one of the
catalysts for the reconstruction of Bharatanatyam. Artists are consistently transforming their
ways of presenting their art forms to the spectators (Fischer, 2016). Such transformations
have pushed them to think about their art form in a different light. These changes in platforms
also affect the dance form as it brings changes to the dance form like introduction of novel
hand gestures, literature, music, choreography and themes. This is not an exhaustive list of
changes.
The research methodology used here is a qualitative analysis. I have used recently produced
dance videos by independent artists and a few social media campaigns as my case studies. I
have selected eight examples from my main case study Bharatanatyam. I have analyzed the
above case studies using a comparative approach. Here, I demonstrate how Bharatanatyam
has brought a change in the cultural process of representation, structure and themes. First, I
will introduce certain aspects of performing arts and try to show how it transforms with the
help of different factors like movements, themes, rhythm, costume, perspectives, and
schemes. This negotiation of different atmosphere has created a new dimension for
performing artists to make new relation with the society and hence connect to a wider
audience. This new relation is as much spatial (global) as it is temporal (across ages). These
two dimensions make the phenomenon of change, complex.
Subsequently, I will show how a performing space (Rogers 2012) has played a major role in
bringing about the changes, which have occurred in the dance form and if we can re-enforce
a strong relationship between body and performing space.
O objetivo central desta dissertação é estudar como uma forma de arte se reconstrói através de potenciais desafios. O principal caso de estudo para esta dissertação é o Bharatanatyam, uma forma de dança antiga representada no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, no século IV (Banerjee 2013; Sangeetha e Ragothaman, 2014). O Bharatanatyam tem sido muito adaptável à mudança. Esta natureza adaptativa ajudou esta forma de arte a manter-se viva e a continuar a ser relevante mesmo após tantos séculos. Proponho que as artes performativas funcionam como uma ferramenta que se reestrutura com o tempo. O desenvolvimento da cultura digital tem funcionado como um dos catalisadores da reconstrução do Bharatanatyam. Os artistas estão constantemente a transformar as suas formas de apresentarem as suas formas de arte aos espectadores (Fischer, 2016). Essas transformações levaram-nos a pensar na sua expressão artística sob uma luz diferente. Estas mudanças nas plataformas também afetam a forma de dança, na medida em que lhe trazem alterações como a introdução de novos gestos com as mãos, literatura, música, coreografia e temáticas. Esta não é uma lista exaustiva de mudanças. A metodologia de investigação utilizada neste caso é uma análise qualitativa. Utilizei como casos de estudo vídeos de dança produzidos recentemente por artistas independentes e algumas campanhas nas redes sociais. Selecionei oito exemplos para estudar as inovações atuais do Bharatanatyam e analisei-os utilizando uma abordagem comparativa. Aqui, demonstro como o Bharatanatyam trouxe uma mudança no processo cultural de representação, estrutura e temas. Em primeiro lugar, apresentarei certos aspetos das artes performativas e tentarei mostrar como estas se transformam com a ajuda de diferentes fatores como movimentos, temas, ritmos, trajes, perspetivas e esquemas. Esta negociação de diferentes atmosferas criou uma nova dimensão para que os artistas performativos estabeleçam uma nova relação com a sociedade e, consequentemente, se liguem a um público mais vasto. Esta nova relação é tanto espacial (global) como temporal (através dos tempos) e estas duas dimensões tornam o fenómeno da mudança complexo. Posteriormente, mostrarei como um espaço performativo (Rogers 2012) desempenhou um papel importante na concretização das mudanças que ocorreram na forma de dança e se podemos reforçar uma forte relação entre corpo e espaço performativo.
O objetivo central desta dissertação é estudar como uma forma de arte se reconstrói através de potenciais desafios. O principal caso de estudo para esta dissertação é o Bharatanatyam, uma forma de dança antiga representada no estado de Tamil Nadu, no sul da Índia, no século IV (Banerjee 2013; Sangeetha e Ragothaman, 2014). O Bharatanatyam tem sido muito adaptável à mudança. Esta natureza adaptativa ajudou esta forma de arte a manter-se viva e a continuar a ser relevante mesmo após tantos séculos. Proponho que as artes performativas funcionam como uma ferramenta que se reestrutura com o tempo. O desenvolvimento da cultura digital tem funcionado como um dos catalisadores da reconstrução do Bharatanatyam. Os artistas estão constantemente a transformar as suas formas de apresentarem as suas formas de arte aos espectadores (Fischer, 2016). Essas transformações levaram-nos a pensar na sua expressão artística sob uma luz diferente. Estas mudanças nas plataformas também afetam a forma de dança, na medida em que lhe trazem alterações como a introdução de novos gestos com as mãos, literatura, música, coreografia e temáticas. Esta não é uma lista exaustiva de mudanças. A metodologia de investigação utilizada neste caso é uma análise qualitativa. Utilizei como casos de estudo vídeos de dança produzidos recentemente por artistas independentes e algumas campanhas nas redes sociais. Selecionei oito exemplos para estudar as inovações atuais do Bharatanatyam e analisei-os utilizando uma abordagem comparativa. Aqui, demonstro como o Bharatanatyam trouxe uma mudança no processo cultural de representação, estrutura e temas. Em primeiro lugar, apresentarei certos aspetos das artes performativas e tentarei mostrar como estas se transformam com a ajuda de diferentes fatores como movimentos, temas, ritmos, trajes, perspetivas e esquemas. Esta negociação de diferentes atmosferas criou uma nova dimensão para que os artistas performativos estabeleçam uma nova relação com a sociedade e, consequentemente, se liguem a um público mais vasto. Esta nova relação é tanto espacial (global) como temporal (através dos tempos) e estas duas dimensões tornam o fenómeno da mudança complexo. Posteriormente, mostrarei como um espaço performativo (Rogers 2012) desempenhou um papel importante na concretização das mudanças que ocorreram na forma de dança e se podemos reforçar uma forte relação entre corpo e espaço performativo.
Description
Keywords
Bharatanatyam Performance-space Hand gestures Indian classical dance Espaço performativo Gestos das mãos Dança clássica indiana Coreografia