Repository logo
 
Publication

A situação escolar dos jovens com medidas de promoção e proteção em acolhimento residencial

datacite.subject.fosCiências Médicas::Medicina Clínicapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorGonçalves, Armando Paula Cunha
dc.contributor.authorFerreira, Sílvia Daniela Ribeiro Marques
dc.date.accessioned2017-06-27T12:52:29Z
dc.date.available2017-06-27T12:52:29Z
dc.date.issued2017-03-01
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO percurso escolar dos jovens a quem foi aplicada a medida de proteção em acolhimento residencial tem constituído um tema de elevada importância social devido às consequências que a medida acarreta na dimensão escolar. Sendo a escola um contexto que contribui para o desenvolvimento pessoal dos jovens, nos diferentes domínios, torna-se necessário a realização de estudos que incidam nesta problemática de modo a permitir uma compreensão mais sustentada e por conseguinte uma melhor intervenção face ao problema. Assim, o objetivo deste estudo passa por caracterizar o percurso e situação escolar dos jovens incidindo na experiência do acolhimento, contexto escolar e projeto de vida. Relativamente à experiência do acolhimento, os resultados apontam que a medida foi aplicada sobretudo devido à negligência na prestação de cuidados e acompanhamento. No que concerne ao contexto escolar, a relação entre a idade e o nível de instrução evidencia uma elevada taxa de insucesso. Quanto ao projeto de vida destaca-se a reintegração familiar incidindo, por isso, as estratégias para a implementação desse projeto no domínio familiar.pt_PT
dc.description.abstractThe school curriculum to whom was applied in residential care protection measure has been a subject of great social importance because of the consequences that the measure entails in school size. As the school a context that contributes to the personal development of young people in the different areas, it is necessary to carry out studies focusing on this issue in order to allow a more sustained and therefore a better understanding intervention address the problem. Thus, the aim of this study involves characterizing the course and educational situation of young people focusing on hosting experience, school context and life project. Regarding the hosting experience, the results indicate that the measure was applied mainly due to negligence in the care and monitoring. With regard to the school context, the relationship between age and education level shows a high failure rate. As for the life of the project there is the re (integration) family focusing, so the strategies for the implementation of this project in the family domain.pt_PT
dc.identifier.tid201622696pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22358
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAcolhimento residencialpt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectRendimento escolarpt_PT
dc.subjectResidential carept_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectSchool performancept_PT
dc.titleA situação escolar dos jovens com medidas de promoção e proteção em acolhimento residencialpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Clínica e da Saúde

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação de Mestrado Sílvia Ferreira.pdf
Size:
1.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: