Repository logo
 
Publication

Legitimidade do serviço público e media e relações de poder : o caso português 2002-2014

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Rogério José de Almeida
dc.contributor.authorConde, Nuno Miguel Pantoje Nazaret Almeida
dc.date.accessioned2018-10-31T12:43:02Z
dc.date.issued2018-07-18
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractA presente investigação incide sobre a problemática da legitimidade do serviço público de media em Portugal. A pesquisa empírica desenvolvida (análise documental e entrevistas a protagonistas dos campos político, regulatório, dos media e da sociedade civil) centra-se na RTP, ao longo de três ciclos políticos, entre 2002 e 2014. Assim, analisamos as opções políticas sobre os modelos de financiamento e governação do operador de serviço público, devidamente contextualizadas nos planos económico e regulatório. A investigação permite-nos concluir que o serviço público é perspetivado pelo poder político como um agente regulador do mercado, quer no plano económico, por via da imposição de restrições à publicidade comercial na RTP, quer na dimensão mais abstrata e subjetiva de agente indutor da qualidade na programação e de uma ética de antena no espaço comunicacional. Constatamos que a comunicação política em torno da ideia da privatização da RTP é utilizada como estratégia de afirmação política, mobilizadora de outros significados, designadamente de opções ideológicas sobre o papel do Estado na sociedade e na economia.pt_PT
dc.description.abstractThis research focuses on the issue of the legitimacy of public service media in Portugal. Empirical research (documental analysis and interviews with representatives from the political sphere, regulatory authorities, the media, and civil society) focuses on RTP - spanning three political cycles, between 2002 and 2014. The financing and governance models of the public service broadcaster are analysed, against the economic and regulatory context. We conclude that public service broadcasting is perceived by the political power as a regulatory agent in the market, either in economic terms, through the imposition of restrictions on commercial advertising in RTP, or at a more abstract and subjective level, as an agent which increases the overall quality of television programming and upholds high ethical standards of broadcasting in the communication space. We also note that political communication associated to the idea of privatizing RTP is used as a strategy of political affirmation, which mobilizes other references, in particular ideological options concerning the role of the State in society and the economy.pt_PT
dc.identifier.tid101479174pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/25876
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFinanciamentopt_PT
dc.subjectGovernaçãopt_PT
dc.subjectLegitimidadept_PT
dc.subjectPoderpt_PT
dc.subjectServiço público de mediapt_PT
dc.subjectFundingpt_PT
dc.subjectGovernancept_PT
dc.subjectLegitimacypt_PT
dc.subjectPowerpt_PT
dc.subjectPublic service mediapt_PT
dc.titleLegitimidade do serviço público e media e relações de poder : o caso português 2002-2014pt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
No Thumbnail Available
Name:
101479174.pdf
Size:
2.01 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
No Thumbnail Available
Name:
101479174_anexos.pdf
Size:
643.34 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: