Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Legitimidade do serviço público e media e relações de poder : o caso português 2002-2014

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
101479174.pdf2.01 MBAdobe PDF Download
101479174_anexos.pdf643.34 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente investigação incide sobre a problemática da legitimidade do serviço público de media em Portugal. A pesquisa empírica desenvolvida (análise documental e entrevistas a protagonistas dos campos político, regulatório, dos media e da sociedade civil) centra-se na RTP, ao longo de três ciclos políticos, entre 2002 e 2014. Assim, analisamos as opções políticas sobre os modelos de financiamento e governação do operador de serviço público, devidamente contextualizadas nos planos económico e regulatório. A investigação permite-nos concluir que o serviço público é perspetivado pelo poder político como um agente regulador do mercado, quer no plano económico, por via da imposição de restrições à publicidade comercial na RTP, quer na dimensão mais abstrata e subjetiva de agente indutor da qualidade na programação e de uma ética de antena no espaço comunicacional. Constatamos que a comunicação política em torno da ideia da privatização da RTP é utilizada como estratégia de afirmação política, mobilizadora de outros significados, designadamente de opções ideológicas sobre o papel do Estado na sociedade e na economia.
This research focuses on the issue of the legitimacy of public service media in Portugal. Empirical research (documental analysis and interviews with representatives from the political sphere, regulatory authorities, the media, and civil society) focuses on RTP - spanning three political cycles, between 2002 and 2014. The financing and governance models of the public service broadcaster are analysed, against the economic and regulatory context. We conclude that public service broadcasting is perceived by the political power as a regulatory agent in the market, either in economic terms, through the imposition of restrictions on commercial advertising in RTP, or at a more abstract and subjective level, as an agent which increases the overall quality of television programming and upholds high ethical standards of broadcasting in the communication space. We also note that political communication associated to the idea of privatizing RTP is used as a strategy of political affirmation, which mobilizes other references, in particular ideological options concerning the role of the State in society and the economy.

Description

Keywords

Financiamento Governação Legitimidade Poder Serviço público de media Funding Governance Legitimacy Power Public service media

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue