Repository logo
 
Publication

O futebol como acontecimento mediático : a BTV e as emissões especiais de dia de jogo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorDuarte, António Alexandre de Oliveira
dc.contributor.authorBelchior, Ana Margarida Heleno
dc.date.accessioned2021-07-27T10:25:59Z
dc.date.available2021-07-27T10:25:59Z
dc.date.issued2021-04-09
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractO presente Relatório de Estágio procura compreender as Emissões Especiais de dia de jogo em casa do Benfica pela BTV, tendo por base o conceito de Acontecimento Mediático. Este estudo tem como ponto de partida um estágio de seis meses na BTV e pretende entender se uma Emissão Especial de dia de jogo do canal televisivo do Sport Lisboa e Benfica, pode ser considerado um evento mediático, segundo a caracterização de Daniel Dayan e Elihu Katz. A investigação começa por aprofundar o conceito tradicional de Acontecimento Mediático, bem como abordagens mais recentes ao construto. Com o intuito de compreender a relação entre televisão e futebol, a sua interdependência e a emergência dos canais de clube, é também abordado o conceito de mediatização. Numa segunda fase, a presente investigação procura dar resposta aos objetivos traçados, - através de uma análise formal da estratégia da BTV, complementada por entrevistas. Partindo de uma grelha de análise elaborada a partir das dimensões-chave do conceito proposto por Dayan e Katz, são confrontadas as características de acontecimento mediático e as identificadas nas Emissões Especiais da BTV. Estas técnicas metodológicas, aliadas à componente teórica, permitiram chegar à conclusão de que uma Emissão Especial BTV de dia de jogo em casa pode ser considerado um acontecimento mediático.pt_PT
dc.description.abstractThe present internship report seeks to understand BTV’s special broadcasts on home match days, in light of the media event concept. This dissertation stems from a six month internship at BTV and aims to understand whether a match day’s special broadcast by Sport Lisboa e Benfica’s TV channel can be considered a media event, according to Elihu Katz and Daniel Dayan’s characterization. The current research begins by further developing the traditional concept of a media event, as well as other more recent approaches. With the purpose of better understanding the relationship between television and football, their interdependence and the emergence of club channels, the mediatization concept is likewise examined. Secondly, the report also aims to meet proposed goals through a formal analysis of BTV's strategy, complemented with interviews. The key components of the Dayan and Katz concept were used as the basis for an analysis grid, comparing the characteristics of media events with the ones identified in BTV's special broadcasts. These research methods, allied to the theoretical component, have allowed the conclusion that a BTV special broadcast of a home match day can be considered a media event. By transforming matches into media events, BTV benefits from a product that is more attractive to its audiencept_PT
dc.identifier.tid202730603pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34295
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAcontecimento mediáticopt_PT
dc.subjectMediatizaçãopt_PT
dc.subjectTelevisãopt_PT
dc.subjectFutebolpt_PT
dc.subjectBTVpt_PT
dc.subjectMedia eventpt_PT
dc.subjectMediatizationpt_PT
dc.subjectTelevisionpt_PT
dc.subjectFootballpt_PT
dc.titleO futebol como acontecimento mediático : a BTV e as emissões especiais de dia de jogopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202730603.pdf
Size:
14.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format