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- O videocast na rádio : o caso do programa Wi-Fi da RFMPublication . Sérgio, Sofia Brás Baptista; Ribeiro, Nelson CostaA rádio tem sido um dos meios de comunicação que mais tem sofrido alterações devido à internet e à existência dos media sociais. Apesar de muitos considerarem que a rádio estaria a morrer, este medium foi um dos que mais se reinventou ao longo das últimas décadas. A rádio tem criado modos e modelos de comunicação, deixando de ser apenas um medium sonoro e passou a ser um medium de som, de texto, de imagem e de vídeo o que fez emergir um novo conteúdo - o videocast. O interesse por este conteúdo levou à concretização deste trabalho, o qual resulta de um estágio curricular na empresa Grupo Renascença, na RFM, realizado entre junho e dezembro de 2019, na área de produção do programa Wi-Fi. Os objetivos deste estudo foram compreender se o conteúdo videocast é importante/benéfico ou não à rádio e aos seus profissionais, assim como se os ouvintes/seguidores da rádio consomem este tipo de conteúdo. Deste modo, foram definidas duas questões de investigação “De que forma é que o programa Wi-Fi da RFM utiliza o videocast como estratégia de aproximação ao público?” e “Quais as alterações introduzidas na produção radiofónica em sequência da utilização do videocast pelos profissionais?”. Para a dar resposta às questões de investigação foi realizado um estudo exploratório com recurso à observação e análise de 19 videocast e a entrevistas aos profissionais da rádio do programa Wi-Fi. Com este estudo exploratório pode concluir-se que o videocast se tornou um conteúdo essencial e importante para o programa Wi-Fi bem como para os ouvintes. O videocast é de fácil produção e edição, para além de que mostra o que acontece no interior do estúdio, tanto o que é transmitido “on air” como o que ocorrer “off air”, levando a que haja mais interesse por parte do público em ver o conteúdo.
- A review on the biological activity of camellia speciesPublication . Teixeira, Ana Margarida; Sousa, ClaraMedicinal plants have been used since antiquity to cure illnesses and injuries. In the last few decades, natural compounds extracted from plants have garnered the attention of scientists and the Camellia species are no exception. Several species and cultivars are widespread in Asia, namely in China, Japan, Vietnam and India, being also identified in western countries like Portugal. Tea and oil are the most valuable and appreciated Camellia subproducts extracted from Camellia sinensis and Camellia oleifera, respectively. The economic impact of these species has boosted the search for additional information about the Camellia genus. Many studies can be found in the literature reporting the health benefits of several Camellia species, namely C. sinensis, C. oleifera and Camellia japonica. These species have been highlighted as possessing antimicrobial (antibacterial, antifungal, antiviral) and antitumoral activity and as being a huge source of polyphenols such as the catechins. Particularly, epicatechin (EC), epigallocatechin (EGC), epicatechin-3-gallate (ECG), and specially epigallocatechin-3-gallate (EGCG), the major polyphenols of green tea. This paper presents a detailed review of Camellia species' antioxidant properties and biological activity.
- Impactos e desafios da adoção pela União Europeia da Unified Approach da OCDEPublication . Pereira, Miguel António Santos; Silva, Bruno Farinha Aniceto da
- A regra da inclusão do rendimento no âmbito do GlobePublication . Martins, Ana Sofia Machado; Silva, Bruno Farinha Aniceto da
- Design Thinking : base de um modelo de reestruturação da educação em MarketingPublication . Martins, Mariana Gaiteiro; Duarte, António Alexandre de OliveiraNos dias de hoje existe uma grande urgência em transformar e inovar. A educação precisa de acompanhar as transformações, para que os discentes se tornem agentes da mudança. É necessário criar-lhes oportunidades, para que desenvolvam características de modo a impulsionarem a humanidade em direção ao futuro. Neste sentido, a presente dissertação sugere a metodologia de Design Thinking como base de um modelo de reestruturação da educação superior em marketing. Para tal, primeiro analisamos como se desenvolveu, os seus principais métodos, ferramentas e características, para se entender a mais-valia que pode acrescentar a esta temática. Partindo depois para a sua ligação com a inovação, que será utlizada como base para a sua aplicação na educação. Após a avaliação dos principais desafios do ensino e a necessidade de inovação do ensino superior, apresenta-se, então, uma análise da fusão da mentalidade de Design Thinking com a educação em marketing. O objetivo desta dissertação passa não só por dar a conhecer uma nova mentalidade, inovadora e disruptiva para a educação, como por aplicar um modelo de medição da autoconsciência da mentalidade de Design Thinking dos discentes de marketing do ensino superior, a fim de avaliar se estes conhecem o Design Thinking e se possuem capacidades de inovação e desenvolvimento por meio desta abordagem. Esta investigação comprovou que, apesar desta metodologia ser ainda uma abordagem pouco conhecida entre os discentes de marketing, a sua aplicação afigura-se exequível devido à predisposição da mentalidade dos mesmos, confirmada pelos dados recolhidos e analisados.
- O futebol como acontecimento mediático : a BTV e as emissões especiais de dia de jogoPublication . Belchior, Ana Margarida Heleno; Duarte, António Alexandre de OliveiraO presente Relatório de Estágio procura compreender as Emissões Especiais de dia de jogo em casa do Benfica pela BTV, tendo por base o conceito de Acontecimento Mediático. Este estudo tem como ponto de partida um estágio de seis meses na BTV e pretende entender se uma Emissão Especial de dia de jogo do canal televisivo do Sport Lisboa e Benfica, pode ser considerado um evento mediático, segundo a caracterização de Daniel Dayan e Elihu Katz. A investigação começa por aprofundar o conceito tradicional de Acontecimento Mediático, bem como abordagens mais recentes ao construto. Com o intuito de compreender a relação entre televisão e futebol, a sua interdependência e a emergência dos canais de clube, é também abordado o conceito de mediatização. Numa segunda fase, a presente investigação procura dar resposta aos objetivos traçados, - através de uma análise formal da estratégia da BTV, complementada por entrevistas. Partindo de uma grelha de análise elaborada a partir das dimensões-chave do conceito proposto por Dayan e Katz, são confrontadas as características de acontecimento mediático e as identificadas nas Emissões Especiais da BTV. Estas técnicas metodológicas, aliadas à componente teórica, permitiram chegar à conclusão de que uma Emissão Especial BTV de dia de jogo em casa pode ser considerado um acontecimento mediático.