Repository logo
 
Publication

O sucesso dos alunos surdos no ensino superior

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúdept_PT
dc.contributor.advisorBaptista, Afonso Nunes
dc.contributor.authorMaia, André Eduardo Ferreira da
dc.date.accessioned2017-05-24T08:35:28Z
dc.date.available2017-05-24T08:35:28Z
dc.date.issued2017-03-16
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO tema desta dissertação de mestrado é a educação das pessoas Surdas, particularmente focada no seu percurso escolar. O objetivo principal é identificar os maiores problemas, dificuldades e obstá-culos que os Surdos encontram no seu percurso académico, desde o pré-es-colar até ao ensino superior. Para esse efeito utilizámos dois métodos diferentes, mas complementa-res. Por um lado, analisamos três narrativas biográficas de Surdos profundos congénitos, procurando descobrir aí as dificuldades de percurso. Trata-se de duas Surdas notáveis no mundo da Arte – Teatro e Cinema – sendo a terceira narrativa a do próprio autor desta dissertação, também ele Surdo profundo. Por outro lado, recorremos a um inquérito por questionário dirigido a Surdos diplomados ou a frequentar o ensino superior. Nos dois estudos quisemos conhecer o sentir e o pensar dos próprios Surdos. Os resultados são esclarecedores. Tratando-se de Surdos que viveram a transição dos métodos orais de aprendizagem da língua falada, língua de en-sino, para os métodos assentes nas Línguas Gestuais, agora reconhecidas como línguas naturais e oficiais dos Surdos, verifica-se que a escolaridade deste grupo minoritário mudou radicalmente para melhor. Hoje já vemos com naturalidade os Surdos no ensino superior. Mas o império dos métodos ora-listas deixou marcas que ainda não se extinguiram totalmente.pt_PT
dc.description.abstractThe theme of this master’s dissertation is the education of the Deaf, with a special focus on their schooling path. Our main goal is to identify the major problems, difficulties and obstacles that deaf people face in their academic path, from preschool to university educa-tion. To accomplish this goal we have used two different methods, albeit com-plementary. On one hand, we have analyzed the biographical narratives of three persons suffering from congenital profound deafness, trying to detect their daily constraints. Two of them have outstanding places in the world of Art – Theatre and Cinema – and the third one is the very author of this disser-tation, who is also profoundly deaf. On the other hand, we have resorted to an enquiry directed to deaf people who are graduated or still university stu-dents. The conclusions are enlightening. Because these Deaf underwent the transition from the oral methods of learning a spoken language, which was the teaching language, to the methods based on Sign Languages, now ac-cepted as natural and official languages of the Deaf, we can conclude that the schooling process of this minority group has changed radically for the better. Nowadays, we welcome deaf people in higher education in a natural way. How-ever, the empire of the oral methods has left traces that have not completely vanished yet.pt_PT
dc.identifier.tid203016521
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22143
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSurdospt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectLGPpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectDeafpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectHigherpt_PT
dc.subjectPSLpt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectSuperior
dc.titleO sucesso dos alunos surdos no ensino superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Língua Gestual Portuguesa e Educação de Surdos

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
203016521.pdf
Size:
1.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: