Browsing by Issue Date, starting with "2017-03-16"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- As lideranças intermédias : que contributo para o (in)sucesso da organização escolarPublication . Monteiro, Manuel António Magalhães de Sousa; Alves, José Joaquim Ferreira MatiasEste estudo parte de um pressuposto pessoal e profissional: as lideranças das estruturas intermédias numa organização escolar são o cerne do (in)sucesso da organização. Pretendemos com esta investigação enquadrar teoricamente as estruturas intermédias escolares, nomeadamente a direção de turma, clarificando quais as funções que lhe estão adstritas, numa escola básica e secundária. Nessa escola investigamos o exercício de funções dos diretores de turma e em que práticas essas funções assenta. A investigação partiu do pressuposto e de evidências empíricas reunidas que os professores que exercem estas funções têm competências que, devidamente enquadradas numa estratégia alargada de melhoria podem fazer a diferença no desempenho da escola. São eles o rosto da organização, quer junto dos alunos, quer junto das suas famílias (núcleo fundamental da comunidade educativa). Questionados todos os grupos interessados (diretores de turma, professores sem direção de turma, encarregados de educação e alunos) fizemos uma das muitas leituras possíveis da realidade da Escola BD ao nível desta estrutura intermédia. Se parece evidente que eles são importantes para a prossecução dos objetivos e metas do PEE e nessa medida para o (in)sucesso da organização, também é evidente a necessidade de capacitá-los para as funções que lhe estão adstritas no ECD, para que estas não sejam um “fardo” a carregar, mas uma oportunidade realização pessoal e profissional. Realizado o estudo, o pressuposto de que partimos não foi inteiramente confirmado pelos dados. De facto, os diretores de turma são no plano normativo e das convicções generalizadas um elemento chave na promoção do (in)sucesso. Mas há muito a fazer para que estas lideranças unifiquem e dinamizem a ação pedagógica da generalidade dos professores.
- Bem-estar no trabalho em diferentes ambientes organizacionais : os casos da ABC Legal-Sociedade de Advogados, RL e da Base n.º 1 da Força Aérea PortuguesaPublication . Gigli, Carlotta Gonfiantini Cardoso; Ribeiro, Nelson CostaApós várias décadas de investigação, os investigadores conseguiram estabelecer o conceito de bem-estar no campo científico da psicologia positiva, com o objectivo de redirecionar o foco de interesse da psicologia, deixando de investigar os estados afectivos disfuncionais, para se ocupar das emoções positivas, virtudes e forças pessoais. Contudo, antes de ser considerado um construto integrante do estudo da psicologia positiva, o bem-estar tem sido considerado parte integrante do conceito de qualidade de vida, o qual se divide em dois componentes - objectivo e subjectivo - e em duas perspectivas - bem-estar subjectivo e bem-estar psicológico -, cada uma assente numa tradição filosófica distinta - hedonismo e eudaimonismo, respectivamente. Graças à evolução do ambiente organizacional e das relações de trabalho, aliado ao reconhecimento da importância e do contributo dos colaboradores para o alcance efectivo do sucesso organizacional no seio das empresas, o estudo do bem-estar foi transposto para o contexto organizacional. Com efeito, o bem-estar no trabalho (BET), com bases teóricas no bem-estar subjectivo e no bem-estar psicológico, é considerado um conceito psicológico multidimensional, integrado, por vínculos afectivos positivos, com o trabalho (satisfação e envolvimento) e com a organização (comprometimento organizacional afectivo). Nesta dissertação analisou-se o bem-estar no trabalho em duas instituições de diferentes naturezas económicas – lucrativa e militar - através da aplicação de um inquérito de resposta fechada com base em três escalas de avaliação (escala de satisfação no trabalho, escala de comprometimento organizacional e escala de envolvimento no trabalho) e com base em indicadores de BET descritos na revisão teórica. O questionário foi distribuído por todos os colaboradores da ABC Legal – Sociedade de Advogados, RL (23 colaboradores) e da Base Nº1 da Força Aérea (340 colaboradores). A taxa de resposta foi de 78,3% e de 8,2%, respectivamente. A instituição que obteve maiores níveis de BET foi a ABC Legal – Sociedade de Advogados, RL, ou seja, a organização orientada para o lucro.
- O sucesso dos alunos surdos no ensino superiorPublication . Maia, André Eduardo Ferreira da; Baptista, Afonso NunesO tema desta dissertação de mestrado é a educação das pessoas Surdas, particularmente focada no seu percurso escolar. O objetivo principal é identificar os maiores problemas, dificuldades e obstá-culos que os Surdos encontram no seu percurso académico, desde o pré-es-colar até ao ensino superior. Para esse efeito utilizámos dois métodos diferentes, mas complementa-res. Por um lado, analisamos três narrativas biográficas de Surdos profundos congénitos, procurando descobrir aí as dificuldades de percurso. Trata-se de duas Surdas notáveis no mundo da Arte – Teatro e Cinema – sendo a terceira narrativa a do próprio autor desta dissertação, também ele Surdo profundo. Por outro lado, recorremos a um inquérito por questionário dirigido a Surdos diplomados ou a frequentar o ensino superior. Nos dois estudos quisemos conhecer o sentir e o pensar dos próprios Surdos. Os resultados são esclarecedores. Tratando-se de Surdos que viveram a transição dos métodos orais de aprendizagem da língua falada, língua de en-sino, para os métodos assentes nas Línguas Gestuais, agora reconhecidas como línguas naturais e oficiais dos Surdos, verifica-se que a escolaridade deste grupo minoritário mudou radicalmente para melhor. Hoje já vemos com naturalidade os Surdos no ensino superior. Mas o império dos métodos ora-listas deixou marcas que ainda não se extinguiram totalmente.
- Tráfico internacional de crianças : da origem ao destino : enquadramento multidisciplinarPublication . Ribeiro, Carla Manuela da Cunha; Ferreira, Maria Elisabete da CostaA presente dissertação visa uma análise à realidade criminal patente no Tráfico Internacional de Crianças. O conhecimento das características intrínsecas e extrínsecas do modus operandi levado a cabo revela-se fulcral no combate pela proteção dos direitos humanos e fundamentais das crianças. Os instrumentos internacionais em colaboração com os dos próprios estados permitem a prossecução da justiça, punindo severamente as violações da liberdade e dignidade da pessoa humana. Numa avaliação da realidade atual, no que respeita aos casos de tráfico internacional de crianças, entendemos que os países tendencialmente de origem afiguram-se como sendo os mais carenciados de desenvolvimento contrastando com os países de destino, apelidados de endinheirados, civilizados, progressistas. No entanto, concluímos que nenhum país está a salvo deste fenómeno que assume um carácter transversal, não só em género como em território, cultura, idioma, raça ou nível de desenvolvimento, quer económico, quer social. É com a cooperação internacional que se combate diariamente, nas mais variadas frentes, um problema que se movimenta no tempo de forma tão sofisticada como faz mover as suas vítimas. É pela cooperação internacional que se pretende alcançar uma solução do tamanho do problema.
- A exteriorização da identidade socialmente responsável : um estudo do papel das relações públicas através dos temas de comunicação digital na Delta CafésPublication . Siqueira, Thiago Rela; Brandão, Nuno Manuel Coelho GoulartCom a evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), e principalmente com a popularização da Internet, a cultura global se transformou, alterando e potencializando, principalmente, o acesso à informação. As relações entre as pessoas mudaram, exigindo das organizações adaptação a esse novo contexto e ao novo perfil de consumidores, mais exigentes e conscientes dos impactos das ações empresariais no meio ambiente. Assim, conceitos como o de Sustentabilidade e Responsabilidade Social Empresarial ganharam força, sendo necessária a sua compreensão enquanto ativo estratégico das organizações. Esse entendimento passa pela inserção da responsabilidade social na cultura e identidade organizacional e, consequentemente, na exteriorização dessa cultura aos públicos externos, agregando valor à marca e auxiliando na construção de relacionamentos mais duradouros e estáveis, o que dá espaço à atuação dos profissionais de relações públicas. Com o objetivo principal de verificar de que forma a identidade socialmente responsável da Delta Cafés é exteriorizada, em meio digital, através dos temas de comunicação, esta dissertação está estruturada como uma pesquisa qualitativa e exploratória, apoiada em análise documental; pesquisa bibliográfica e estudo de caso. O estudo empírico é realizado a partir do modelo de Prisma de Identidade de Marca proposto por Kapferer (1991), utilizado para análise das mídias sociais da empresa objeto de estudo, nomeadamente o Instagram, o Facebook e o LinkedIn. Através dessa metodologia e com base no novo contexto de comunicação digital, busca-se responder se a exteriorização das temáticas comunicacionais por parte das relações públicas da Delta Cafés, nas mídias sociais, identifica a empresa como socialmente responsável.
