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Authors
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Abstract(s)
This report was developed during the master’s Course in Child and Pediatric Nursing, in which the main theme is the importance of parental care partnership between nurses and caregivers towards successful Parental empowerment. Throughout this report, we intend to describe and analyze the acquisition and development of common skills of a pediatric nurse with a master’s degree. Over the years of my professional practice in neonatology, I have always tried to include parents in the provision of care so that they feel empowered and safe to take their child later home, even when there are some associated special needs. In this degree, I intended to reflect and use scientific evidence to inform practice in all aspects including childcare. The Model of Nursing Care in Pediatrics (Mendes, 2013), was adopted as the theoretical framework to support the main theme and to guide the nursing interventions. This model stresses the importance of parents/nurse partnership and the nature of care, based on developing communication strategies and establishing a relationship of trust to achieve success in the negotiation process and consequent parental training. The systematic literature review that was conducted concluded that “Empowering” is a nursing intervention that comprises Teaching, Instructing, Training and Supervising in partnership with the child's parents, towards a greater security for caregivers while providing care to their children, allowing to improve and consolidate knowledge. Nursing interventions mostly involve individualized care plans, and educational methods for consolidating teaching, namely, the delivery of illustrated guides and educational videos, as well as training in health education sessions. Thus, it is concluded that involving parents in care increases their confidence, satisfaction, and empowerment, making this process more efficient.
Este relatório de estágio foi desenvolvido no decorrer do Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório. Este estágio foi realizado em três contextos: Serviço de Urgência Pediátrica, Internamento de Pediatria e Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados. A temática abordada no decurso do mesmo assenta na importância da Parceria de Cuidados entre enfermeiro e pais rumo a uma Capacitação Parental bem-sucedida. Ao longo deste relatório, pretende-se analisar, de forma reflexiva, a aquisição e desenvolvimento de competências comuns de Enfermeiro Especialista, bem como, as específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP), conforme estabelecido pela Ordem dos Enfermeiros, e as competências de mestre de acordo com os Descritores de Dublin. Ao longo dos anos da minha prática profissional em contexto de Neonatologia, procurei sempre incluir os pais na prestação de cuidados com objetivo de se sentirem capacitados e seguros para levar o seu filho para casa, mesmo que com algumas necessidades especiais associadas. Neste ciclo de estudos, pretendi, assim, refletir e aliar a evidência científica para fundamentar a importância desta prática de cuidados em todas as valências que incluem o cuidar da criança. Para sustentar o tema e orientar as intervenções de enfermagem realizadas, foi adotado como referencial teórico o Modelo de Parceria de Cuidados de Enfermagem em Pediatria, desenvolvido por Mendes (2013). Este modelo salienta a importância do Processo de Parceria e da Natureza do Cuidado, que requer o desenvolvimento de estratégias de comunicação e o estabelecimento de uma relação de confiança, de modo a atingir sucesso no processo de negociação e, consequentemente, a capacitação parental. Através da revisão sistemática de literatura realizada, verificou-se que a intervenção de enfermagem “Capacitar” implica, sempre, um processo de Ensinar, Instruir, Treinar e Supervisionar em parceria com os pais da criança. Este envolvimento, resulta numa maior segurança dos cuidadores durante a prestação de cuidados aos seus filhos, uma vez que permite melhorar e consolidar conhecimentos. As intervenções de enfermagem passam, maioritariamente, pela garantia de planos de cuidados individualizados, métodos educativos para consolidação de ensinos, nomeadamente, entrega de guias ilustrados e vídeos educativos, bem como treino em sessões de educação para a saúde. Assim, conclui-se que envolver os pais na prática de cuidados à criança, aumenta a sua confiança, satisfação e empoderamento, tornando o processo de capacitação mais eficiente.
Este relatório de estágio foi desenvolvido no decorrer do Curso de Mestrado em Enfermagem, na área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, no âmbito da Unidade Curricular Estágio Final e Relatório. Este estágio foi realizado em três contextos: Serviço de Urgência Pediátrica, Internamento de Pediatria e Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados. A temática abordada no decurso do mesmo assenta na importância da Parceria de Cuidados entre enfermeiro e pais rumo a uma Capacitação Parental bem-sucedida. Ao longo deste relatório, pretende-se analisar, de forma reflexiva, a aquisição e desenvolvimento de competências comuns de Enfermeiro Especialista, bem como, as específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP), conforme estabelecido pela Ordem dos Enfermeiros, e as competências de mestre de acordo com os Descritores de Dublin. Ao longo dos anos da minha prática profissional em contexto de Neonatologia, procurei sempre incluir os pais na prestação de cuidados com objetivo de se sentirem capacitados e seguros para levar o seu filho para casa, mesmo que com algumas necessidades especiais associadas. Neste ciclo de estudos, pretendi, assim, refletir e aliar a evidência científica para fundamentar a importância desta prática de cuidados em todas as valências que incluem o cuidar da criança. Para sustentar o tema e orientar as intervenções de enfermagem realizadas, foi adotado como referencial teórico o Modelo de Parceria de Cuidados de Enfermagem em Pediatria, desenvolvido por Mendes (2013). Este modelo salienta a importância do Processo de Parceria e da Natureza do Cuidado, que requer o desenvolvimento de estratégias de comunicação e o estabelecimento de uma relação de confiança, de modo a atingir sucesso no processo de negociação e, consequentemente, a capacitação parental. Através da revisão sistemática de literatura realizada, verificou-se que a intervenção de enfermagem “Capacitar” implica, sempre, um processo de Ensinar, Instruir, Treinar e Supervisionar em parceria com os pais da criança. Este envolvimento, resulta numa maior segurança dos cuidadores durante a prestação de cuidados aos seus filhos, uma vez que permite melhorar e consolidar conhecimentos. As intervenções de enfermagem passam, maioritariamente, pela garantia de planos de cuidados individualizados, métodos educativos para consolidação de ensinos, nomeadamente, entrega de guias ilustrados e vídeos educativos, bem como treino em sessões de educação para a saúde. Assim, conclui-se que envolver os pais na prática de cuidados à criança, aumenta a sua confiança, satisfação e empoderamento, tornando o processo de capacitação mais eficiente.
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Capacitação parental Care partnership Intervenção de enfermagem Nursing intervention Parceria de cuidados Parental empowerment Pediatria Pediatrics
Pedagogical Context
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