Repository logo
 
Publication

A exposição seletiva à informação e a partilha de fake news

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFigueiras, Rita Maria Brás Pedro
dc.contributor.authorGonçalves, Miguel Vaz
dc.date.accessioned2022-04-29T10:34:29Z
dc.date.available2022-04-29T10:34:29Z
dc.date.issued2021-02-22
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractO presente estudo visa compreender de que forma é que a partilha consciente de fake news espelha o desagrado de utilizadores individuais face aos media tradicionais. Assim, a pergunta de partida para a dissertação é “Pode o consumo seletivo de informação sustentar a partilha de fake news em redes sociais?” A metodologia empregue socorreu-se de entrevistas exploratórias a 6 participantes. Esses depoimentos foram trabalhados de acordo com os pressupostos da análise temática, para que se pudesse proceder a uma relação imediata entre eles e os conceitos abarcados na revisão de literatura. Concluiu-se que não é possível estabelecer uma relação de causa-efeito perentória entre o consumo enviesado de informação e a partilha consciente de fake news. Por um lado, existem entrevistados que defendem que uma exposição ampla e abrangente a fontes noticiosas e órgãos de comunicação é fundamental para que a partilha e a produção de fake news sejam bem sucedidas.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to understand how the conscious sharing of fake news mirrors the displeasure of individual users towards traditional media. Thus, the starting question for the dissertation is "Can selective consumption of information support the conscious sharing of fake news on social networks?" The methodology used made use of exploratory interviews with 6 participants. These testimonies were worked according to the assumptions of the thematic analysis, so that an immediate relationship could be made between them and the concepts covered in the literature review. It was concluded that it is not possible to establish a perpetual cause-effect relationship between the skewed consumption of information and the conscious sharing of fake news. On the one hand, there are respondents who argue that a broad and comprehensive exposure to news sources and media is essential for the sharing and production of fake news to be successful.pt_PT
dc.identifier.tid202731421pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/37386
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFake newspt_PT
dc.subjectExposição seletiva à informaçãopt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectDissonância cognitivapt_PT
dc.subjectSelective exposure to informationpt_PT
dc.subjectCognitive dissonancept_PT
dc.titleA exposição seletiva à informação e a partilha de fake newspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
202731421.pdf
Size:
1.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format