Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Profissionalização docente e o ensino superior público : análise da profissionalização do engenheiro e os impactos sócio económicos na sua formação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
202791181.pdf1.32 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Esta dissertação analisa a trajetória da educação profissional e tecnológica dos engenheiros que se tornaram docentes em virtude inicialmente de uma necessidade plena de sobrevivência diante da crise sócio económica que o mercado atual impôs. Ele se organiza em torno de três aspectos: a evolução da educação na visão das alternâncias das metodologias de ensino, a profissão do engenheiro como ofício e ocupação, e a busca do engenheiro docente ideal. O texto apresenta também a evolução da carreira de magistério superior na área da engenharia, que nos remete desde o docente, que tinha uma didática no conhecimento prático até a visão do ensino por pesquisadores, e nos deixam na eterna busca de professores que consigam despertar as duas áreas numa mescla perfeita. Para este estudo foram utilizados artigos e livros que se fundamentam investigações sobre as mudanças da profissão docente nas áreas técnicas e a adequação profissional do engenheiro como educador.
This dissertation analyzes the trajectory of the professional and technological education of the engineers who became teachers due initially to a full need of survival in the face of the socioeconomic crisis that the current market imposed. It is organized around three aspects: the evolution of education in the view of alternations of teaching methodologies, the profession of the engineer as trade and occupation, and the search for the ideal teaching engineer. The text also shows the evolution of the higher teaching career in engineering, which refers us from the teacher, who had a didactics in practical knowledge to the vision of teaching by researchers, and leave us in the eternal search for teachers who can awaken the two areas in a perfect blend. For this study were used articles and books that are based investigations on the changes of the teaching profession in the technical areas and the professional suitability of the engineer as educator.

Description

Keywords

Formação de engenheiros professores Saberes docentes Engenharia Educação tecnológica Training of teaching engineers Teaching knowledge Engineering Technological education

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue