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- Qual a suscetibilidade dos portugueses para consumir leguminosas como fonte proteica principal?Publication . Moreira, Rosa; Santos, Carla S.; Vasconcelos, Marta W.; Pinto, ElisabeteIntrodução: O crescimento populacional e as alterações climáticas têm motivado reflexão sobre quais serão os padrões alimentares que irão garantir uma alimentação saudável para todos e que, simultaneamente, sejam sustentáveis do ponto de vista ambiental. A maior inclusão de alimentos de origem vegetal, onde se destacam as leguminosas, parece fazer parte da solução. Objetivo: O objetivo deste estudo foi comparar o consumo de leguminosas e a predisposição para a inclusão destes alimentos como substitutos proteicos da carne ou do peixe, em duas amostras da população adulta portuguesa, num período de 5 anos. Métodos: Foram elaborados dois questionários semiestruturados, um em 2014 e outro em 2019, disseminados online através das redes sociais, utilizando, por isso, amostras não representativas. Ambos os questionários possuíam algumas perguntas idênticas, permitindo a comparação das respostas. Estes estudos tiveram como critérios de inclusão ter ≥18 anos e residir em Portugal. Foram participantes válidos 1741 indivíduos em 2014 e 908 em 2019. As variáveis categóricas foram descritas através de ‘n’ e ‘%’ e comparadas através do teste de qui- quadrado. A idade foi descrita através de mediana e intervalo interquartil e comparadas através do teste de Mann-Whitney U. A análise foi conduzida através do software SPSS 24.0. Resultados: Os participantes em ambos os estudos eram adultos jovens, ainda que os de 2019 fossem significativamente mais velhos [23 (20;31) em 2014 vs. 30 (20;43) em 2019, p<0,001] e maioritariamente mulheres (71,4% e 74,1% nos estudos de 2014 e 2019, respetivamente). A amostra avaliada em 2014 era mais escolarizada, sendo a proporção de indivíduos com ensino superior de 62,0% em 2014 e 49,1% em 2019 (p<0,001). Três quartos da amostra residiam na região Norte de Portugal, em ambos os estudos. Aproximadamente metade dos participantes referiram comer feijão, pelo menos uma vez por semana, e cerca de 40% consumiam ervilhas na mesma frequência, não se observando diferenças significativas entre as duas avaliações. Em relação à predisposição a substituir carne e pescado por leguminosas em algumas refeições, em 2014 19,9% dos entrevistados já o faziam e em 2019 esta proporção aumentou para 31,7% (p<0,001). Conclusão: Os portugueses parecem estar cada vez mais disponíveis para integrar as leguminosas como fonte proteica principal.
- A presunção de aceitação do despedimento coletivo e a sua ilisão : art. 366º nº 4 e 5 do Código do TrabalhoPublication . Almeida, Maria Leonor Barata da Cunha Ribeiro de; Andrade, Rita Gonçalves Canas da Silva OliveiraA presente dissertação de mestrado tem como propósito a análise do regime da presunção de aceitação do despedimento, assim como a respetiva ilisão, prevista no art. 366.º do Código do Trabalho. Os n.os 4 e 5 do referido artigo têm originado posições díspares entre a Doutrina e a Jurisprudência, pelo que nos propomos a analisar cada uma delas e, posteriormente, a tomar uma posição. Esta é uma temática impactante na realidade dos Trabalhadores, pelo que nos parece ser de acautelar tamanha incerteza jurídica.
- A justiça e o direito na educação inclusiva : uma análise do lugar da justiça e dos direitos da educação inclusiva em uma instituição de ensino superior em São Luís/MAPublication . Caldas, Aleksandra Lyra Pessoa dos Reis; Estêvão, Carlos Alberto VilarA dissertação ora posta, investiga a trajetória da Justiça e dos Direitos da Educação Inclusiva em uma IES privada de ensino superior, com objetivo precípuo de examinar a real dimensão da Justiça e dos Direitos Humanos efetivamente aplicados na prática da educação inclusiva no Brasil, em especial, sob a ótica dos docentes com experiência prática nessa seara. Para o desenvolvimento deste trabalho científico foram realizadas entrevistas com docentes que já ministraram ou ministram aulas em salas de aula inclusivas, bem como, foram compiladas informações abstraídas de artigos científicos e livros afeitos aos temas: educação inclusiva, justiça, direitos humanos e políticas públicas educacionais, sempre trazendo à luz, a evolução legislativa brasileira relativa à educação universal.
- Profissionalização docente e o ensino superior público : análise da profissionalização do engenheiro e os impactos sócio económicos na sua formaçãoPublication . Carvalho, Tadeu Fernando Porto de; Estêvão, Carlos Alberto VilarEsta dissertação analisa a trajetória da educação profissional e tecnológica dos engenheiros que se tornaram docentes em virtude inicialmente de uma necessidade plena de sobrevivência diante da crise sócio económica que o mercado atual impôs. Ele se organiza em torno de três aspectos: a evolução da educação na visão das alternâncias das metodologias de ensino, a profissão do engenheiro como ofício e ocupação, e a busca do engenheiro docente ideal. O texto apresenta também a evolução da carreira de magistério superior na área da engenharia, que nos remete desde o docente, que tinha uma didática no conhecimento prático até a visão do ensino por pesquisadores, e nos deixam na eterna busca de professores que consigam despertar as duas áreas numa mescla perfeita. Para este estudo foram utilizados artigos e livros que se fundamentam investigações sobre as mudanças da profissão docente nas áreas técnicas e a adequação profissional do engenheiro como educador.