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A influência da publicidade televisiva e online nos hábitos alimentares dos indivíduos

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorArêas, Camila Cabral
dc.contributor.authorLeite, Madalena Simões Rodrigues Patrício
dc.date.accessioned2021-06-01T14:50:54Z
dc.date.available2021-06-01T14:50:54Z
dc.date.issued2021-03-26
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractApesar de ter vindo a crescer alguma preocupação, tanto a nível alimentar como de saúde, por parte dos indivíduos, o problema do excesso de peso a nível mundial e nacional tem vindo a aumentar. Este problema afeta indivíduos de todas as idades e pode trazer complicações médicas mais graves para o bem-estar dos seres humanos. A patologia do excesso de peso existe por várias razões, sendo uma delas a rotina de maus hábitos alimentares. Outro fator determinante para este problema é a publicidade, nomeadamente, a alimentar, que tem como objetivo principal persuadir os indivíduos, de forma a que consumam ou adquiram o produto publicitado, oferecendo imagens, sensações, ideias, informações aos espetadores, para que estes últimos se sintam atraídos a consumir tal alimento ou bebida. Assim, o objeto de estudo é a publicidade alimentar transmitida através da televisão e da internet. O enquadramento teórico visa em estudar os três pontos fulcrais deste trabalho: a Publicidade, os Hábitos Alimentares (com especial foco no distúrbio da obesidade) e a Publicidade Alimentar. Empiricamente optou-se por uma metodologia mista: inquérito por questionário exploratório online; análise de conteúdo publicitário em televisão e Instagram; e entrevistas semi-diretivas a dezoito indivíduos, com objetivo de entender qual a influência da publicidade alimentar nas escolhas nutricionais dos indivíduos. Os resultados sugerem que a publicidade alimentar afeta as escolhas dos indivíduos, mas não é a variável mais importante para tal: a convivência familiar, o gosto, a qualidade, a saúde e o preço são alguns dos fatores que mais influenciam as escolhas alimentares dos indivíduos pertencentes à amostra investigada.pt_PT
dc.description.abstractDespite the growing concern, both in terms of food and health, the problem of overweight worldwide and nationally has been increasing. This problem affects people of all ages and can lead to more serious medical complications for human well-being. The pathology of excess weight exists for several reasons, such as inappropriate eating habits. Another contribution to this problem is advertising. More specifically, food advertising: the main objective of which is to persuade viewers to consume or purchase the advertised product, by offering images, sensations, ideas, information to viewers, so that they are attracted to consume such products. foods. or drink. Thus, the object of study is advertising carried by television and the internet. The theoretical framework aims to study the three main axes of this work: Advertising, Eating Habits (with emphasis on obesity disorder) and Food Advertising. Empirically, a mixed methodology was chosen: an online exploratory questionnaire; analysis of advertising content on television and Instagram; and semi-directive interviews with eighteen people, in order to understand the influence of food advertising on the nutritional choices of those selected. The results obtained revealed that advertising influences human food choices, but it is not the most important variable for this: living with the family, liking, product quality, health and price are some of the factors that most influence the food choices of the sample.pt_PT
dc.identifier.tid202724522pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33405
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectAlimentaçãopt_PT
dc.subjectHábitos alimentarespt_PT
dc.subjectPublicidade alimentarpt_PT
dc.subjectDistúrbios alimentarespt_PT
dc.subjectObesidadept_PT
dc.subjectTelevisãopt_PT
dc.subjectInternetpt_PT
dc.subjectInstagrampt_PT
dc.subjectAdvertisingpt_PT
dc.subjectFoodpt_PT
dc.subjectEating habitspt_PT
dc.subjectFood advertisingpt_PT
dc.subjectEating disorderspt_PT
dc.subjectObesitypt_PT
dc.subjectTelevisionpt_PT
dc.titleA influência da publicidade televisiva e online nos hábitos alimentares dos indivíduospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT

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Madalena Patrício Leite.pdf
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