Publication
Promover a esperança em pais de crianças com necessidades especiais de saúde : o papel do enfermeiro especialista
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Charepe, Zaida Borges | |
dc.contributor.author | Carvalho, Matilde Filipa Silva Soares | |
dc.date.accessioned | 2024-07-05T16:16:25Z | |
dc.date.available | 2024-07-05T16:16:25Z | |
dc.date.issued | 2019-06-19 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.description.abstract | A enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica confronta-se com novos desafios, resultantes do aumento da morbilidade, doença crónica, e deficiência das crianças do país. Uma doença ou incapacidade de uma criança pode-se tornar devastadora para a família e traduz-se na presença de necessidades individualizadas de cuidados de enfermagem, que devem ser encaradas numa perspetiva colaborativa evidenciada nos cuidados centrados na família, e objetivada na parceria de cuidados. A esperança, enquanto conceito multidimensional, tem sido adotada como relevante no âmbito da responsabilidade profissional do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, e reconhecida como central no cuidado à criança com necessidades especiais de saúde e seus pais. Este relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem, na especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, objetivando-se descrever o percurso de desenvolvimento de competências, numa perspetiva crítica e reflexiva, e com enfoque no seu impacto no desenvolvimento pessoal e profissional enquanto futura Enfermeira Especialista. Como estruturas conceptuais orientadoras da prestação de cuidados adotou-se a Teoria do Cuidado Humano, de Jean Watson, procurando se um cuidado real e transpessoal, sediado num relacionamento autêntico entre o enfermeiro e a pessoa cuidada; e o Modelo de Intervenção em Ajuda Mútua Promotor de Esperança, de Zaida Charepe, enquanto teoria estruturante da prática, que compreende a multidimensionalidade atribuída ao conceito de esperança. Assumiu-se como objetivo transversal ao percurso formativo o “desenvolver competências de Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, contribuindo para a promoção da esperança dos pais de crianças com necessidades especiais de saúde em diferentes contextos de intervenção”, tendo-se este efetivado, com base numa metodologia de projeto, em objetivos específicos desenvolvidos em cada um dos contextos de estágio. Numa Unidade de Saúde Familiar as atividades incidiram na co-construção do Processo Assistencial Integrado Interno para a Consulta de Saúde Infantil, assim como na identificação de oportunidades de intervenção em esperança em pais de crianças com necessidades especiais de saúde em contexto de intervenção precoce. Numa unidade de Neonatologia, incidiu-se na operacionalização de um plano de cuidados promotor da esperança de pais de recém-nascidos com diagnóstico de Cardiopatia Congénita. Por sua vez, num serviço de Cardiologia Pediátrica, implementou-se o programa “Grupo de Ajuda Mútua para Pais de Crianças com Cardiopatia Congénita”, enquanto intervenção promotora de esperança. Por fim, num Serviço de Urgência Pediátrica, as atividades direcionaram-se para a identificação das necessidades formativas dos enfermeiros quanto às suas perceções e experiências de promoção da esperança dos pais de crianças com necessidades especiais de saúde. Destaca-se ainda a publicação da revisão scoping realizada e a possibilidade de apresentar, na forma de comunicação oral, o trabalho desenvolvido no serviço de Cardiologia Pediátrica. As atividades desenvolvidas permitiram o desenvolvimento de inúmeras competências, no que respeita ao perfil de Competências Comuns dos Enfermeiros Especialistas, ao perfil de Competências dos Enfermeiros Especialistas em Saúde Infantil e Pediátrica, assim como às competências de mestre. | pt_PT |
dc.description.abstract | Child and Pediatric Health Nursing is facing new challenges that are resulting from children´s increased morbidity, chronic illness and disabilities. A child's illness or disability can become devastating to the family and translates itself into the presence of individualized needs for nursing care, which must and should be seen in a collaborative perspective evidenced in family-centred care and in care partnership. Hope, as a multidimensional concept, has been adopted as relevant in the scope of the professional responsibility of Pediatric Nursing, and recognized as core in the care of children with special health needs and their parents. This report comes within the scope of the Master Course in Nursing, in the specialization in Child and Pediatric Health, Institute of Health Sciences (Universidade Católica Portuguesa), aiming to describe the course of development of competences, in a critical and reflective perspective, and focusing on its impact on personal and professional development as a future Nurse Specialist. Jean Watson's Theory of Human Care was adopted as a conceptual framework guiding nursing care while seeking real and transpersonal care based on an authentic relationship between the nurse and the person cared for; as well as the Zaida Charepe Model of Intervention in Mutual Help to Promote Hope in parents of children with chronic illness, as a structuring theory for practice. The goal that was assumed as a transversal objective to the training course was to develop the skills and competences of Specialist Nurses in Child and Pediatric Health, contributing to the hope promotion of children with special health needs ‘parents in different contexts of nursing intervention, based on a project methodology, and on specific goals developed in each of the internship contexts. In a primary health care setting, activities were focused on the co-construction of an Integrated Internal Assistance Process for the Child Health Appointments, as well as on the identification of opportunities for intervention in hope promotion in parents of children with special health needs in the context of early intervention. In a Neonatology unit, activities were focused on the operationalization of a hope promoting care plan for parents of new-borns diagnosed with Congenital Heart Disease. On the other hand, in a Pediatric Cardiology ward, the program "Mutual Help Group for Parents of Children with Congenital Heart Disease" was implemented as a hope promoting intervention. Finally, in a Pediatric Emergency ward, the activities were directed to the identification of the nurses needs regarding their perceptions and experiences of hope promoting opportunities and interventions with parents of children with special health needs. Also noteworthy was the publication of the scoping review carried out and the possibility of presenting, in the form of oral communication, the work developed in the Pediatric Cardiology ward. The activities developed allowed the development of numerous competences regarding the Specialized Nurse Common Competencies Profile as well as Specialized Child and Pediatric Health nurses Competencies Profile. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202468054 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/45681 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Esperança | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem pediátrica | pt_PT |
dc.subject | Necessidades especiais de saúde | pt_PT |
dc.subject | Pais | pt_PT |
dc.subject | Ajuda mútua | pt_PT |
dc.subject | Hope | pt_PT |
dc.subject | Pediatric nursing | pt_PT |
dc.subject | Special health needs | pt_PT |
dc.subject | Parents | pt_PT |
dc.subject | Mutual help | pt_PT |
dc.title | Promover a esperança em pais de crianças com necessidades especiais de saúde : o papel do enfermeiro especialista | pt_PT |
dc.title.alternative | Promoting hope in parents of children with special health needs : the role of a specialist nurse | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem | pt_PT |