Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A formação como projeto – do plano-mosaico ao currículo como projeto de formação

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A formação inicial de professores constitui-se como um campo de estudo em que se cruzam um conjunto de vectores, de que se destacam: a análise da dimensão profissionalizante, estruturada em torno dos fundamentos iniciadores do desempenho da profissão de professor, e a vertente da construção de um percurso de desenvolvimento profissional permanente de que a formação inicial constitui a primeira etapa. Tomando estas duas linhas como referencial de análise, analisa-se a formação inicial de professores à luz das tendências actuais quanto à natureza da profissão docente numa perspectiva de reforço da profissionalidade. O confronto desta abordagem com as práticas de formação existentes permite identificar uma transição que se procura teorizar: de um paradigma de formação concebido numa lógica aditiva ou combinatória (plano-mosaico), visível nos actuais planos e práticas de formação de professores, nos diversos modelos que assumem no sistema português, para um paradigma de formação emergente, assente na estruturação de um projeto curricular (formação como projeto), definido pela unidade e finalização que informem e dêem coerência à (1) interacção efectiva das componentes, (2) à teorização das práticas formativas e (3) à meta-análise reflexiva do processo formativo por parte do futuro profissional.

Description

Keywords

Formação Projeto Profissionalidade docente

Pedagogical Context

Citation

ROLDÃO, Maria do Céu - A formação como projeto – do plano-mosaico ao currículo como projeto de formação. In REBOLO, Flavinês ; TEIXEIRA, Leny ; PERRELLI, M. Aparecida (orgs.) - Docência em questão – discutindo trabalho e formação. Campinas, S.P.: Mercado das Letras, 2012. ISBN 978-85-7591-242-3. p. 135-160

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue