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Authors
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Abstract(s)
A formação inicial de professores constitui-se como um campo de estudo em que se
cruzam um conjunto de vectores, de que se destacam: a análise da dimensão
profissionalizante, estruturada em torno dos fundamentos iniciadores do desempenho
da profissão de professor, e a vertente da construção de um percurso de
desenvolvimento profissional permanente de que a formação inicial constitui a primeira
etapa.
Tomando estas duas linhas como referencial de análise, analisa-se a formação inicial
de professores à luz das tendências actuais quanto à natureza da profissão docente
numa perspectiva de reforço da profissionalidade.
O confronto desta abordagem com as práticas de formação existentes permite
identificar uma transição que se procura teorizar: de um paradigma de formação
concebido numa lógica aditiva ou combinatória (plano-mosaico), visível nos
actuais planos e práticas de formação de professores, nos diversos modelos que
assumem no sistema português, para um paradigma de formação emergente,
assente na estruturação de um projeto curricular (formação como projeto),
definido pela unidade e finalização que informem e dêem coerência à (1)
interacção efectiva das componentes, (2) à teorização das práticas formativas e (3)
à meta-análise reflexiva do processo formativo por parte do futuro profissional.
Description
Keywords
Formação Projeto Profissionalidade docente
Pedagogical Context
Citation
ROLDÃO, Maria do Céu - A formação como projeto – do plano-mosaico ao currículo como projeto de formação. In REBOLO, Flavinês ; TEIXEIRA, Leny ; PERRELLI, M. Aparecida (orgs.) - Docência em questão – discutindo trabalho e formação. Campinas, S.P.: Mercado das Letras, 2012. ISBN 978-85-7591-242-3. p. 135-160
