Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

"TRIAtrinho Musical" : impactos da aplicação de um projeto teatral na iniciação do violino

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203354923.pdf10.24 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola das Artes, da UCP, com vista à obtenção do grau Mestre em Ensino de Música. Este documento está dividido em duas secções. A primeira parte integra o Relatório da Prática Profissional, tendo como áreas de especialização Violino e Classes de Conjunto. A prática pedagógica a que se reporta este relatório foi realizada no ano letivo 2021/2022 na EMNSC. A segunda parte contém o PIP com o tema “TRIAtrinho Musical”: Impactos da Aplicação de um Projeto Teatral na Iniciação do Violino”. O principal objetivo desta investigação é conseguir constatar qual o impacto da realização e contribuição de um projeto de teatro musical para a aquisição de competências técnico-performativas em alunos de Iniciação de violino. Desta forma, os resultados obtidos comprovaram que o teatro, para além de constituir um recurso pedagógico integral, dinâmico e inovador, é também positivo para a aquisição de competências, como é o caso da postura, afinação, dinâmicas, expressividade, descontração, qualidade sonora, criatividade, motivação e memorização. Ainda assim, pode ser um complemento deveras enriquecedor para a criação de vivências musicais dos alunos.
This report was realized within the scope of the Master's Degree in Music Teaching at the School of Arts, of the UCP, to obtain the Master's degree in Music Teaching. This document is divided into two sections. The first section is part of the Professional Practice Report, with Violin and Ensemble Classes as areas of specialization. The pedagogical practice reported was executed in the 2021/2022 academic year at EMNSC. The second part contains the PIP with the theme ““TRIAtrinho Musical”: Impacts of the Application of a Theatre Project in Violin Teaching”. The main purpose of this investigation is to verify the impact of the realization and contribution of a musical theatre project in the acquisitions of technical-performative skills in beginner violin students. Therefore, the results obtained proved that the theatre, in addition to being an integral, dynamic and innovative pedagogical resource, is also an advantageous aid in the acquisition of skills, such as posture, tuning, dynamics, expressiveness, relaxation, sound quality, creativity, motivation and memorization. In addition, it can be a very enriching complement for the creation of musical experiences for students.

Description

Keywords

Ensino artístico especializado de música Projeto de intervenção pedagógica Prática de ensino supervisionada Violino Specialised artistic education in music Pedagogical intervention project Supervised teaching practice Violin

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue