Publication
Resultados de aprendizagem para o agir em situação de catástrofe na formação graduada em enfermagem
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Amendoeira, José Joaquim Penedos | |
dc.contributor.author | Santos, Paulo Alexandre Figueiredo dos | |
dc.date.accessioned | 2021-05-25T17:15:00Z | |
dc.date.available | 2021-05-25T17:15:00Z | |
dc.date.issued | 2021-02-15 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.description.abstract | As catástrofes, independentemente da sua natureza, traduzem-se em processos de rutura e caossocial que evidenciam se a sociedade está preparada para os riscos naturais e tecnológicos, o quedetermina a educação/formação dos profissionais de enfermagem para um agir competente em situaçãode catástrofe. Este grupo profissional, para além de, constituir a maior comunidade profissional e científicacom responsabilidade no funcionamento do sistema de saúde, integra as equipas multidisciplinares queassistem as vítimas, contribuindo para evitar o aumento do número de vítimas, o agravamento do estadode saúde e a vulnerabilidade das populações. No entanto, o ensino na área da catástrofe, no primeiro ciclodos Cursos de Enfermagem revela-se incipiente e tem reduzida visibilidade no atual quadro formativo anível nacional.Nesta perspetiva, pretendemos identificar qual tem sido o contributo das Escolas, nodesenvolvimento de competências profissionais nos estudantes, no domínio da catástrofe; identificar se osparticipantes consideram que o Plano de Estudos confere aos estudantes as competências necessáriaspara um saber agir eficaz e eficiente em situação de catástrofe; identificar do core de competências,definidas pelo projeto Tuning Educational Structures in Europe – Fase I (2003), quais são as essenciaispara um desempenho profissional e humano competente do enfermeiro de cuidados gerais, em situaçãode catástrofe e identificar as condicionantes (académicas e profissionais) à introdução dos conteúdos dodomínio da catástrofe nos Planos Curriculares.O percurso metodológico enquadrou-se no paradigma essencialmente qualitativo, com recurso àtriangulação de métodos para suportar especificamente a fase da colheita de dados, onde participaramPresidentes do Conselho Técnico-Científico ou Coordenadores/Diretores dos Cursos de Licenciatura emEnfermagem, recorrendo à estratégia de entrevistas semiestruturadas e a enfermeiros peritos no domínioda catástrofe, através da técnica do focus group. Os resultados mostram que o ensino no domínio dacatástrofe deve ser incluído, como um espaço do processo de ensino/aprendizagem em enfermagem,através de estratégias e metodologias que possibilitem aprender a aprender, que garantam o aprender afazer, tão necessárias para melhor preparar, assim como alargar o espectro das competências próprias e distintas do estudante de enfermagem na área de catástrofe. É nesta aceção axiomática que se torna incontestável a evidência da responsabilidade crescente das Escolas de Enfermagem, na consciencialização e na preparação dos estudantes para uma intervenção competente em situação de catástrofes, pela introdução deste conteúdo nos programas educativos ao nível básico, permitindo o desenvolvimento de diversas competências conceptuais e operacionais do estudante de enfermagem nesse domínio. | pt_PT |
dc.description.abstract | Disasters, regardless of their nature, result into processes of disruption and social chaos that showwhether society is prepared for natural and technological risks, which determines the importance of nursingprofessional’s specific education/training to intervene in a competent way in disaster situation. Nurses,besides being the largest professional and scientific community responsible for the health systemoperational functioning, is part of the multidisciplinary teams that assist the victims that contribute to preventthe increase in the number of victims, the deterioration of their health and the vulnerability of populations.However, education in disaster field in the undergraduate Nursing programs are still incipient and hasreduced visibility in the current national training framework.From this perspective, the aim of this study is to identify the contribution of nursing schools in thedevelopment of professional skills in nursing students in the field of disaster; identify whether the participantsconsider that the syllabus confers students the skills needed to act effectively and efficiently in a disastersituation; identify from the core competencies, defined by the Tuning Educational Structures in Europe –Fase I (2003) project, which are considered essential for a competent professional and human performanceof the general care nurse within the disaster field and identify the constraints (academic and professional)in the introduction of disaster-related contents in the undergraduate nursing curriculum .The course was based within the research methodology essentially qualitative, using methods tospecifically support the data collection phase, attended by Technical-Scientific Council Chair NursingTeachers or Coordinators/Directors of Nursing Degree Courses, using the strategy of semi-structuredinterviews and expert nurses in the field of disaster using the focus group research technique. The resultsshow that education within the field of disaster should be included, as a space in Nursing Education, throughstrategies and methodologies that enhances improving capacity building and widening nursing student'sown and distinct competencies for disaster responses.It is in this axiomatic view that the evidence demonstrates the increasing responsibility of NursingSchools, in raising awareness and preparing students for an effective intervention in the field of disaster, isundeniable by introducing this subject area into educational undergraduate nursing educational programs,allowing the development of various conceptual and operative competences of nursing students in thisdomain | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101646917 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/33235 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Estudante | pt_PT |
dc.subject | Catástrofe | pt_PT |
dc.subject | Competências profissionais | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem | pt_PT |
dc.subject | Student | pt_PT |
dc.subject | Catastrophe | pt_PT |
dc.subject | Professional skills | pt_PT |
dc.subject | Teaching | pt_PT |
dc.subject | Nursing | pt_PT |
dc.title | Resultados de aprendizagem para o agir em situação de catástrofe na formação graduada em enfermagem | pt_PT |
dc.title.alternative | Learning outcomes of disaster management in graduate nursing course | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Enfermagem | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1