Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A avaliação pedagógica e os impactos nas memórias

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
A_Avaliacao_pedagogica-Memorias.pdf184.03 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Quando os professores recordam as suas memórias da escola evocam muitos momentos relacionados com práticas de avaliação. Estas memórias apresentam dimensões geralmente negativas, estando ao serviço da afi rmação do poder docente da sanção e da estigmatização. As teorias avaliativas de natureza mais formativa e formadora estão de um modo geral ausentes, tornando evidente que o princípio da realidade se sobrepõe aos imperativos ideais de uma avaliação educativa geradora de mais e melhor aprendizagem. Este facto aconselha a revisitar a formação dos professores (inicial e contínua), os modos de construção das culturas profi ssionais e organizacionais, e as fi nalidades e funções da escola.

Description

Keywords

Avaliação Classificação Cultura profissional Modalidades de avaliação Gerações de avaliação

Pedagogical Context

Citation

MATIAS ALVES, José – A avaliação pedagógica e os impactos nas memórias. In Memórias de Professores – Emoções, Identidades Profissionais, Currículo e Avaliação. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia, 2013. ISBN: 978-989-96186-3-3.Vol.1. P. 147-181.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Faculdade Educação e Psicologia da Universidade Católica

CC License