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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Quando os professores recordam as suas memórias da escola evocam
muitos momentos relacionados com práticas de avaliação. Estas memórias
apresentam dimensões geralmente negativas, estando ao serviço da afi rmação
do poder docente da sanção e da estigmatização.
As teorias avaliativas de natureza mais formativa e formadora estão de
um modo geral ausentes, tornando evidente que o princípio da realidade
se sobrepõe aos imperativos ideais de uma avaliação educativa geradora de
mais e melhor aprendizagem.
Este facto aconselha a revisitar a formação dos professores (inicial e
contínua), os modos de construção das culturas profi ssionais e organizacionais,
e as fi nalidades e funções da escola.
Description
Keywords
Avaliação Classificação Cultura profissional Modalidades de avaliação Gerações de avaliação
Pedagogical Context
Citation
MATIAS ALVES, José – A avaliação pedagógica e os impactos nas memórias. In Memórias de Professores – Emoções, Identidades Profissionais, Currículo e Avaliação. Porto: Faculdade de Educação e Psicologia, 2013. ISBN: 978-989-96186-3-3.Vol.1. P. 147-181.
Publisher
Faculdade Educação e Psicologia da Universidade Católica