Repository logo
 
Publication

Olhares do presente : a fotografia como testemunho da pós-memória

datacite.subject.fosHumanidades::Artes
dc.contributor.advisorLobo, Carlos Afonso de Oliveira
dc.contributor.authorFerreira, Beatriz do Carmo Oliveira Pina
dc.date.accessioned2025-04-22T16:29:17Z
dc.date.available2025-04-22T16:29:17Z
dc.date.issued2025-03-25
dc.date.submitted2025-01
dc.description.abstractEste relatório surge de uma vontade de preservar e propagar a história de família, apresentando um projeto autoral de fotografia, desenvolvido a partir da influência que a pós-memória tem na geração pós-memorial, partindo da fotografia de arquivo de família. A pesquisa investiga a forma como a pós-memória, ou seja, a memória de um evento que não se vivenciou diretamente, mas que se herda através de narrativas e fotografias, influencia a memória e a criação fotográfica. O foco recai sobre a geração pós-memorial e a relação que estabelece com o arquivo fotográfico familiar. Com a recolha das fotografias inseridas no arquivo vernacular dos avós maternos, pretende-se compreender como a pós-memória se manifesta na geração pós-memorial e como esta geração interpreta a memória coletiva na criação de novas imagens. Este relatório divide-se em duas fases de estudo: uma fase teórica que contempla a contextualização da fotografia vernacular, do arquivo, da nostalgia, da memória, e da construção da pós-memória; e uma fase que compreende a execução prática do projeto, dividindo-se numa exposição e num fotolivro, unido fotografias do foro autoral e do arquivo de família.por
dc.description.abstractThis report originates from a desire to preserve and propagate family history, presenting an authorial photography project developed from the influence that post-memory has on the post-memorial generation, starting from the family’s photography archive. The research investigates how post-memory, that is, the memory of an event that was not directly experienced, but which is inherited through narratives and photographs, influences memory and photographic creation. The focus is on the post-memorial generation and the relationship it establishes with the family’s photographic archive. By collecting photographs belonging to the mother’s parents vernacular archive, the aim is to understand how post-memory manifests itself in the post-memorial generation and how they interpret collective memory in the creation of new images. This report is divided into two sections of investigation: a theoretical section that contemplates the contextualization of vernacular photography, the archive, nostalgia, memory, and the construction of post-memory; a phase that comprises the practical execution of the project, divided into an exhibition and a photobook, joining photos created by the author and others, collected from the family archive.eng
dc.identifier.tid203936558
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/53004
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectPós-memória
dc.subjectFotografia vernacular
dc.subjectArquivo familiar
dc.subjectGeração pós-memorial
dc.subjectMemória
dc.subjectNostalgia
dc.subjectPostmemory
dc.subjectVernacular photography
dc.subjectFamily archive
dc.subjectPost-memorial generation
dc.subjectMemory
dc.titleOlhares do presente : a fotografia como testemunho da pós-memóriapor
dc.title.alternativeAn ode to the places we never meteng
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Fotografia

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203936558_v2.pdf
Size:
22.91 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: