Repository logo
 
Publication

Atitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissional

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorAlves, José Joaquim Ferreira Matias
dc.contributor.authorVieira, Susete Rocha
dc.date.accessioned2014-12-16T15:40:52Z
dc.date.available2014-12-16T15:40:52Z
dc.date.issued2014-07-23
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractA profissão docente é pautada por períodos com formas de estar na carreira docente diferenciadas e motivadas por questões associadas à identidade do professor, ao desenvolvimento profissional, às políticas educativas, à cultura docente, ao clima de escola e à cultura organizativa da instituição. A atual crise e mal estar que paira sobre a classe docente deixa poucas dúvidas sobre a necessidade de mudança do sistema educativo. Na tentativa de entender a identidade profissional dos docentes, seus sentimentos e atitudes, aplicamos um questionário aberto, com caraterísticas autobiográficas, destinado a professores do terceiro ciclo do ensino básico e do ensino secundário na escola pública, centrado na evocação de etapas da carreira profissional, o início da profissão, o episódio mais marcante da mesma e a forma como hoje vivem a profissão. A natureza do estudo foi qualitativa na tentativa de compreender as percepções e representações dos professores inquiridos. A amostra que foi possível construir reúne 62 professores e 186 textos por estes produzidos. A informação fornecida pelos professores foi catalogada em categorias e subcategorias de modo a permitir a interpretação dos dados. Os elementos recolhidos transmitem a insatisfação e desilusão dos professores face à crise educativa que se atravessa e parecem deixar que esta influencie as suas práticas profissionais e que incentive a um alheamento de projetos de melhoria.por
dc.description.abstractThe teaching profession is defined by periods of time with different ways of being in the teaching carrer, motivated by issues related to teacher identity, professional development, educational policies, teacher culture, school environment and the institution's organizational culture. The current crisis and lingering malaise on teachers leaves little doubt about the need to change the education system. In an attempt to understand the professional identity of teachers, their feelings and attitudes, we applied an open questionnaire with autobiographical features to public school teachers of the third cycle of basic education and of secondary education, focusing on carreer stages, its beginning, its most remarkable episode, and their current feelings on teaching. This was a qualitative study in order to try to understand the perceptions and representations of the surveyed teachers. The sample gathers 62 teachers and 186 texts produced by them. The information provided by teachers was organized into categories and subcategories, allowing the interpretation of the data. Evidence gathered convey the dissatisfaction and disillusionment of teachers towards the current educational crisis, seeming to let this crisis influence their professional practices, and encourage a detachment from improvement projects.por
dc.identifier.tid201498790
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/15989
dc.language.isoporpor
dc.subjectIdentidade docentepor
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentepor
dc.subjectCultura docentepor
dc.subjectMal estar docentepor
dc.subjectPolíticas educativaspor
dc.subjectTeacher identitypor
dc.subjectTeacher professional developmentpor
dc.subjectTeaching culturepor
dc.subjectTeacher malaise
dc.subjectEducational policies
dc.titleAtitudes e disposições dos professores em contexto de turbulência profissionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201498790.pdf
Size:
2.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: