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Authors
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Abstract(s)
The main objective of the present dissertation was to examine the relationship between the visual presentation of food, especially in the context of brunch restaurants, and its influence on the multidimensional notion of brand experience. This research was exploratory in nature due to no solid evidence found regarding brand experience variables and food presentation; therefore, no predefined hypotheses were used, but research questions guided the study. To thoroughly understand the subject, the theoretical framework covered three main areas: the world of food and food service; the visual presentation of food; and the notion of brand experience. In order to apply the theoretical findings in a practical context, three focus group discussions were held, with the focus on one restaurant in Budapest serving as a tool for the analysis. The insights gained from these groups served as real-world examples, highlighting the intricate relationship between food presentation and brand experience. Findings revealed that food presentation plays a significant role in contemporary dining culture, shaping first impressions, guiding selections, and indicating restaurants’ commitment to quality, especially in the digital age. Moreover, the study found that food presentation enhances various dimensions of brand experience, although its impact varies: it significantly influences sensory brand experiences, mainly the visual and taste perceptions; it is less prominent in affective brand experiences, where other factors play a more crucial role; it also shapes behavioural brand experiences, encouraging photography, online sharing, and culinary exploration; and its impact on intellectual brand experiences varies, with some seeing it inspiring and others merely aesthetic. It was also suggested that plating should align with a restaurant’s character and audience, with unique styles providing a distinct edge. However, plating is just one aspect of a holistic brand experience, necessitating a multifaceted strategy for contemporary diners.
O principal objetivo da presente dissertação foi examinar a relação entre a apresentação visual da comida, especialmente no contexto dos restaurantes de brunch, e a sua influência na noção multidimensional de experiência de marca. Esta investigação teve uma natureza exploratória, devido a não terem sido encontradas evidências sólidas no que diz respeito às variáveis de experiência da marca e de apresentação de alimentos; assim, não foram utilizadas hipóteses pré-definidas, mas questões de investigação orientaram o estudo. Para alcançar uma compreensão aprofundada do tema, o enquadramento teórico abrangeu três áreas principais, nomeadamente: o mundo da alimentação e do serviço alimentar; a apresentação visual dos alimentos; e a noção de experiência de marca. A fim de aplicar os resultados teóricos num contexto prático, foram realizadas três discussões em focus group, centradas num restaurante em Budapeste que serviu de ferramenta para a análise. Os conhecimentos adquiridos nestes grupos serviram como exemplos reais, realçando a relação intrincada entre a apresentação dos alimentos e a experiência de marca. Os resultados revelaram que a apresentação dos alimentos desempenha um papel significativo na cultura gastronómica contemporânea, moldando as primeiras impressões, orientando as seleções e indicando o compromisso dos restaurantes com a qualidade, especialmente na era digital. Além disso, o estudo concluiu que a apresentação dos alimentos melhora várias dimensões da experiência da marca, embora o seu impacto varie: influencia significativamente as experiências sensoriais da marca, principalmente as percepções visuais e gustativas; é menos proeminente nas experiências afetivas da marca, onde outros fatores desempenham um papel mais significativo; também molda as experiências comportamentais da marca, incentivando a fotografia, a partilha online e a exploração culinária; e o seu impacto nas experiências intelectuais da marca varia, com alguns a considerarem inspiradora e outros meramente estética. Foi também sugerido que o empratamento deve estar de acordo com o carcter e o público de um restaurante, com estilos únicos que proporcionam uma vantagem distintiva. No entanto, o empratamento é apenas um aspeto de uma experiência de marca holística, necessitando de uma estratégia multifacetada para os clientes contemporâneos.
O principal objetivo da presente dissertação foi examinar a relação entre a apresentação visual da comida, especialmente no contexto dos restaurantes de brunch, e a sua influência na noção multidimensional de experiência de marca. Esta investigação teve uma natureza exploratória, devido a não terem sido encontradas evidências sólidas no que diz respeito às variáveis de experiência da marca e de apresentação de alimentos; assim, não foram utilizadas hipóteses pré-definidas, mas questões de investigação orientaram o estudo. Para alcançar uma compreensão aprofundada do tema, o enquadramento teórico abrangeu três áreas principais, nomeadamente: o mundo da alimentação e do serviço alimentar; a apresentação visual dos alimentos; e a noção de experiência de marca. A fim de aplicar os resultados teóricos num contexto prático, foram realizadas três discussões em focus group, centradas num restaurante em Budapeste que serviu de ferramenta para a análise. Os conhecimentos adquiridos nestes grupos serviram como exemplos reais, realçando a relação intrincada entre a apresentação dos alimentos e a experiência de marca. Os resultados revelaram que a apresentação dos alimentos desempenha um papel significativo na cultura gastronómica contemporânea, moldando as primeiras impressões, orientando as seleções e indicando o compromisso dos restaurantes com a qualidade, especialmente na era digital. Além disso, o estudo concluiu que a apresentação dos alimentos melhora várias dimensões da experiência da marca, embora o seu impacto varie: influencia significativamente as experiências sensoriais da marca, principalmente as percepções visuais e gustativas; é menos proeminente nas experiências afetivas da marca, onde outros fatores desempenham um papel mais significativo; também molda as experiências comportamentais da marca, incentivando a fotografia, a partilha online e a exploração culinária; e o seu impacto nas experiências intelectuais da marca varia, com alguns a considerarem inspiradora e outros meramente estética. Foi também sugerido que o empratamento deve estar de acordo com o carcter e o público de um restaurante, com estilos únicos que proporcionam uma vantagem distintiva. No entanto, o empratamento é apenas um aspeto de uma experiência de marca holística, necessitando de uma estratégia multifacetada para os clientes contemporâneos.
Description
Keywords
Food presentation Brand experience Brand experience dimensions Restaurant branding Restaurant industry Apresentação de alimentos Experiência de marca Dimensões da experiência de marca Branding de restaurantes Restauração
