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Uma crosta de ferro, imagem erótica e imagem documental
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Carmona, Carlos Ruiz | |
dc.contributor.author | Nabais, Vasco Barbedo Cardoso de Castro | |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T16:38:56Z | |
dc.date.embargo | 2026-01 | |
dc.date.issued | 2024-06-11 | |
dc.date.submitted | 2023-11 | |
dc.description.abstract | O relatório de projecto aqui apresentado é intitulado “Uma Crosta de Ferro, Imagem Erótica & Imagem Documental” o título é o nome do projecto fílmico e o subtítulo é uma enunciação dos conceitos que decidi desenvolver por escrito e que estão vinculados com o filme e estão desde o início na génese da ideia. O presente relatório de projecto elabora, em parte, sobre o processo de preparação, pesquisa, pré-produção, produção, execução e pósprodução de um projecto fílmico, que se situa entre o documental e ficcional nomeadamente episódios da vida laboral e sexual de um personagem emigrante de nacionalidade brasileira; por outro lado, elabora sobre os temas, conceitos, referências filmográficas e bibliográficas a que o projecto remete, tento ir ao limite destas afinidades, enunciando outros artistas e escritores e eventos possam estar relacionados com estes conceitos. Portanto, além do relato do surgimento e do crescimento do projeto em forma de filme, apresento um complemento que pretende oferecer um contexto global, mais alargado e dinâmico, porque tenho consciência que as minhas ideias não surgem sozinhas e estão rodeadas de várias circunstâncias, biográficas, bibliográficas e outras. Este relatório de projeto que aqui se apresenta procura elaborar sobre temáticas relacionadas com a sexualidade homossexual e as formas de ritualizações do cruising; a questão da imagem erótica ou sexual, a sua formação e encenação, a nova época industrial e a sua presença na paisagem contemporânea, assim como questões relacionadas com emigração, nomeadamente o fluxo Brasil-Portugal e vice-versa. Ou seja, é um projecto que se liga a problemáticas sociais, políticas e culturais complexas, algumas problemáticas aprofundo mais que outras, não poderia dar o mesmo protagonismo a todas, no entanto, tento ser autêntico e original em tudo a que me propus abordar. Neste sentido, o relatório torna evidente o meu esforço em realizar entrevistas a actores e não-actores, pôr-me a mim mesmo o centro da pesquisa, dirigir-me a locais relevantes para a história, ensaiar com os actores e equipa, integrar o documental durante filmagem, realizar experiências narrativas e formais na montagem, e, posteriormente, refletir sobre o que espelha o filme e como enquadrá-lo num contexto mais global. Convém também referir que para mim foi importante lançar-me a um projecto que tinha por base experiências pessoais, próximas, mesmo assim quis que o resultado final fosse a transformação do pessoal em algo mais universal que se dirigisse ao Outro, passar do Ego ao Alter-ego, Alter enquanto alteridade. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203779134 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/47822 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Emigração | pt_PT |
dc.subject | Sexualidade | pt_PT |
dc.subject | Fábrica | pt_PT |
dc.subject | Cruising | pt_PT |
dc.subject | Carro | pt_PT |
dc.title | Uma crosta de ferro, imagem erótica e imagem documental | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | embargoedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Cinema | pt_PT |