Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorRaguso, Fabrizia
dc.contributor.authorMartinho, Patrícia Novais
dc.date.accessioned2019-04-09T14:23:37Z
dc.date.available2019-04-09T14:23:37Z
dc.date.issued2014-12-18
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractO presente relatório visa apresentar as atividades decorrentes no estágio curricular enquadrado no Mestrado em Psicologia da Família da Faculdade de Filosofia de Braga que decorreu entre Setembro de 2013 e Junho de 2014. O estágio foi desenvolvido no Centro de Acolhimento Temporário de Barcelos (APAC-CAT). O mesmo tem como objetivo acolher crianças dos 0 aos 18 anos em situações de perigo decorrentes de abandono, maus tratos, negligência ou outros fatores. Após um período de observação e caraterização da instituição, analisou-se as suas necessidades e identificaram-se os alvos de intervenção. Deste modo, criou-se um programa de intervenção em grupo dirigido às crianças da instituição, este foi dividido em dois grupos pelas distintas faixas etárias. Criou-se e realizou-se uma ação de formação “A importância do acolhimento. Percursos operacionais” direcionada aos colaboradores do CAT. Como também foi realizado um acompanhamento individual a M.L. mãe de um jovem institucionalizado no CAT. Participou-se e cooperou-se em demais atividades como o dia da criança, os calendários, o Sceno-Vida, formações e reuniões.pt_PT
dc.description.abstractThis report aims to present the activities resulting from the training courses within the framework of the Family Psychology Master’s degree of Braga Philosophy Faculty which took place between September 2013 and June 2014. This internship was developed in Acolhimento Temporário de Barcelos (APAC-CAT). APAC-CAT purpose is to welcome children aged between 0 and 18 years living in dangerous situation resulting from abandonment, abuse, neglect or other factors. After an observation period and an institution characterization, we analysed their needs and identify the intervention targets. In this way, an group intervention program was created for the children of the institution, it was divided into two groups by age. A teaching program was created and realized on "The importance of the host. Operating records "directed to the employees of CAT. An individual monitoring to the ML mother of a young institutionalized in CAT was also performed. We participated and cooperated in other activities as the day of the child, the calendars, the Sceno-Vida, trainings and meetings.pt_PT
dc.identifier.tid201677830pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/27347
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectFamíliaspt_PT
dc.subjectAcolhimentopt_PT
dc.subjectResiliênciapt_PT
dc.subjectIntervençãopt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectWelcomept_PT
dc.subjectResiliencept_PT
dc.subjectInterventionpt_PT
dc.titleRelatório de estágiopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Famíliapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201677830.pdf
Size:
8.52 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: