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Estratégias imersivas no jornalismo impresso português

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.contributor.advisorGanito, Carla Susana Moiteiro
dc.contributor.authorVundi, Paulo Simão Jorge
dc.date.accessioned2023-02-08T16:16:14Z
dc.date.available2023-02-08T16:16:14Z
dc.date.issued2022-11-10
dc.date.submitted2022-09
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo geral dar a conhecer de modo exploratório o mercado do jornalismo impresso português no que tange a produção dos novos formatos narrativos, próprios da Web, que aqui denominamos por estratégias imersivas. Deste modo, foi delineada a seguinte questão subjacente à investigação: qual é o papel das estratégias imersivas no jornalismo impresso português? Utilizou-se a metodologia qualitativa com diferentes instrumentos para recolha de dados, a observação e a entrevista. Com auxílio do programa de análise de dados MAXQDA2022, os dados recolhidos foram categorizados e analisados de acordo com as técnicas de análise do conteúdo propostas por L. Bardin. A análise dos dados obtidos permitiu-nos constatar: primeiro, dos novos formatos narrativos, o jornalismo de dados tem o maior número de produções durante o período de observação e o jornalismo de realidade virtual e aumentada é àquele com menos produções; segundo, para além das dificuldades intrínsecas relacionadas com a produção dos novos formatos narrativos, estes formatos encontram barreiras específicas no mercado português, tais como: a falta de recursos financeiros, técnicos e humanos, a densidade do mercado, o envelhecimento da população, a falta de literacia para os novos media. Apesar das dificuldades, as subscrições são vistas pelos jornais impressos portugueses como o novo modelo de negócio, por isso apostam e querem apostar cada vez mais na adoção dos novos formatos narrativos.pt_PT
dc.description.abstractThe present study has as a general goal to make known in an exploratory way the Portuguese newspaper market in what concerns the production of new narrative formats, specific of the Web, which we call here immersive strategies. In this way, the following underlying research question was outlined: what is the role of immersive strategies in Portuguese newspapers? The qualitative methodology was used with different instruments for data collection, observation and interview. With the aid of the data analysis program MAXQDA2022, the collected data were categorized and analyzed according to the content analysis techniques proposed by L. Bardin. The analysis of the data obtained allowed us to observe: first, of the new narrative formats, data journalism has the largest number of productions during the observation period, and virtual and augmented reality journalism is the one with the fewest productions; second, besides the intrinsic difficulties related to the production of the new narrative formats, these formats encounter specific barriers in the Portuguese market, such as the lack of financial, technical and human resources, the density of the market, the aging population, the lack of literacy for the new media. Despite the difficulties, subscriptions are seen by Portuguese newspapers as the new business model, so they bet and want to bet more and more on the adoption of the new narrative formats.pt_PT
dc.identifier.tid203209419pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40182
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNovos formatos narrativospt_PT
dc.subjectJornalismo digitalpt_PT
dc.subjectJornalismo impresso portuguêspt_PT
dc.subjectJornalismo imersivopt_PT
dc.subjectAudiênciaspt_PT
dc.subjectEstratégias imersivaspt_PT
dc.subjectLiteracia para os novos mediapt_PT
dc.subjectNew narrative formatspt_PT
dc.subjectDigital journalismpt_PT
dc.subjectPortuguese newspaperpt_PT
dc.subjectImmersive journalismpt_PT
dc.subjectAudiencespt_PT
dc.subjectImmersive strategiespt_PT
dc.subjectNew media literacypt_PT
dc.titleEstratégias imersivas no jornalismo impresso portuguêspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação Digitalpt_PT

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