Publication
Relatório de estágio
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Sousa, Ana Sabrina Silva | |
dc.contributor.author | Silva, Nuno Filipe Basto da | |
dc.date.accessioned | 2021-11-10T11:16:44Z | |
dc.date.available | 2021-11-10T11:16:44Z | |
dc.date.issued | 2021-09-15 | |
dc.date.submitted | 2021-06 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório encontra-se inserido no âmbito do XIII Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEMC) realizado na Universidade Católica Portuguesa na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, sendo que esta é composta por dois estágios que foram realizados na UCIC e UCIP respetivamente. Este documento resulta de um processo de aprendizagem que foi realizado ao longo dos estágios que foram realizados na Unidade de Cuidados Intermédios Cardíacos (UCIC) e na Unidade de Cuidados Intensivos (UCIP) de um Hospital Central. Este estágio visou o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, designadamente na abordagem à pessoa e família em situação crítica. Com a elaboração deste relatório pretendo refletir sobre o meu percurso, através de uma análise crítica e reflexiva, descrevendo as atividades com base nos conhecimentos teóricos e técnicos, apoiados nos valores éticos e deontológicos, e clarificando quais os pontos-chave da minha evolução. A metodologia utilizada na elaboração deste relatório baseia-se na descrição e avaliação critico-reflexiva das atividades realizadas, utilizando a revisão bibliográfica, necessária e subjacente ao seu desenvolvimento. Pretendo que este relatório reflita o trabalho desenvolvido ao longo do estágio, descrevendo as atividades realizadas para a consecução dos objetivos previamente definidos a que me propus alcançar. Findo este percurso denoto que esta aprendizagem se revelou uma mais-valia no sentido de ter contribuído positivamente para o desenvolvimento das minhas competências científicas, profissionais, relacionais, metodológicas, sociais e éticas, promovendo a minha capacidade de reflexão acerca do saber ser, saber fazer, saber saber e saber estar, proporcionando a evolução da reflexão crítica, autonomia e tomada de decisão. Fica ilustrado neste relatório o conjunto de competências adquiridas e desenvolvidas ao longo de todo o percurso de aprendizagem. | pt_PT |
dc.description.abstract | This Report is part of the XIII Master's Course in Nursing with Specialization in Medical- Surgical Nursing (EEMC) held at the Universidade Católica Portuguesa, Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, which is composed of two interships that were carried out at UCIC and UCIP respectively. This document is the result of a learning process that was carried out during the internships that were carried out in the Intermediate Cardiac Care Unit (UCIC) and in the Intensive Care Unit (UCIP) of a Central Hospital. This internship aimed to develop the skills of a Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing, namely in the approach to the person and family in critical situation. With the preparation of this report, I intend to reflect on my path, through a critical and reflective analysis, describing the activities based on theoretical and technical knowledge, supported by ethical and deontological values, and clarifying the key points of my evolution. The methodology used in the preparation of this report is based on the description and critical-reflective evaluation of the activities carried out, using the bibliographic review, which is necessary and underlying its development. I intend that this report reflects the work developed during the internship, describing the activities carried out to achieve the previously defined objectives that I set out to achieve. At the end of this journey, I denote that this learning proved to be an asset in the sense of having positively contributed to the development of my scientific, professional, relational, methodological, social and ethical skills, promoting my ability to reflect on knowing how to be, knowing how to do, knowing knowing and knowing how to be providing the evolution of critical reflection, autonomy and decision-making. This report illustrates the set of skills acquired and developed throughout the entire learning path. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202781879 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/35897 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Doente crítico | pt_PT |
dc.subject | Enfermeiro especialista | pt_PT |
dc.subject | Enfermagem médico-cirúrgica | pt_PT |
dc.subject | Competências especializadas | pt_PT |
dc.subject | Critically ill | pt_PT |
dc.subject | Specialist nurse | pt_PT |
dc.subject | Medical-surgical nursing | pt_PT |
dc.subject | Specialized skills | pt_PT |
dc.title | Relatório de estágio | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 202781879.pdf
- Size:
- 651.21 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format