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- Food safety in local farming of fruits and vegetablesPublication . Macieira, Ariana; Barbosa, Joana; Teixeira, PaulaThe world’s population will be around 9 billion people by 2050. Humans need to feed in order to survive and thus the high demographic growth may impact the sustainability of our food systems. Sustainable food production practices such as local farming have been explored. Consumption of vegetables and fruits has been increasing due to their health benefits, but this increase is also related to a significant number of foodborne outbreaks. Foodborne outbreaks pose a threat to public health and the economy on a local and national scale. Food safety begins on the farm and proceeds over the supply chain. Thus, to provide safe products, food producers must follow specific procedures to avoid food hazards along the supply chain. This work aimed to present the importance of food safety in vegetables and fruits in local farming, as this form of production and consumption has increased in several countries of the northern hemisphere and as these are considered a form of providing more sustainable food products.
- O perfil sociodemográfico do cuidador informal de idosos e nível de adesão ao definido na lei nº100/2019 no concelho do PortoPublication . Ribeiro, Ana Teresa Carvalho; Caramelo, Ana Cristina Lima MimosoIntrodução: o envelhecimento populacional constitui, em simultâneo, uma vitória do desenvolvimento socioeconómico e da saúde pública, mas também um enorme desafio de adaptação da sociedade, exigindo abordagens inovadoras. Destaca-se a promoção do envelhecimento em casa, onde se evidencia a importância do cuidador informal. Em Portugal, os cuidadores informais têm vindo a manter-se no anonimato, o que limita o seu conhecimento, promoção e desenvolvimento. Endereçando este desafio foi promulgada a Lei nº100/2019 que aprova e regula o estatuto do cuidador informal promovendo o seu reconhecimento social e medidas de apoio à sua sustentabilidade e desenvolvimento. Objetivo: analisar o conceito e âmbito do estatuto do cuidador informal, regulamentação e medidas de apoio previstas; caracterizar o perfil sociodemográfico dos cuidadores informais de idosos; analisar o nível de adesão entre o perfil sociodemográfico e o definido para aplicabilidade da Lei nº100/2019; avaliar o seu grau de conhecimento e recolha de opinião sobre o estatuto que os reconhece. Material e métodos: estudo exploratório e descritivo realizado numa associação de cuidadores, com recurso a um questionário aplicado a 21 cuidadores informais de idosos. Foi usada uma amostragem não probabilística e de conveniência. Resultados: O estatuto legal do cuidador informal reconhece dois tipos de cuidadores, o principal e o não principal. Baseia-se em 6 critérios: maioridade, residência legal, relação familiar até o 4º grau, coabitação, cuidar a tempo inteiro e sem remuneração associada. Regula um conjunto de deveres, direitos e benefícios. Destacam-se nos deveres, o respeito, apoio e cuidados ao idoso. Os direitos e benefícios concretizam-se em 5 medidas de apoio: acompanhamento na saúde e ação social, cuidar o cuidador, capacitação, apoio económico e integração profissional. O perfil sociodemográfico do cuidador informal é maioritariamente feminino (67%), português (95%), casado (54%), em idade ativa (61 anos) e instruído (73% ao nível do ensino secundário e superior). Vive em famílias alargadas (73%), com um nível de rendimento mais frequente abaixo dos 7.372€/ano (26%), reformado (58%) e a receber uma remuneração social (67%). Tem na sua maioria (87%) uma relação de primeiro grau com o idoso, com o qual vive em comunhão de habitação (89%). Cuida sozinho (82%), a tempo inteiro (82%) e em média durante 7 anos. Verifica-se a 100% a adesão do perfil sociodemográfico dos cuidadores informais da amostra com o definido para aplicabilidade da Lei. Todos os cuidadores informais são elegíveis: 82% como principais e 18% como não principais. A maioria (59%) conhece a regulamentação do seu estatuto, mas não concorda (52%) que cubra as suas necessidades principais. Conclusão: O perfil sociodemográfico dos cuidadores informais está em total consonância com os critérios de elegibilidade do seu estatuto. O desafio coloca-se na adequabilidade das medidas de apoio às necessidades reais dos cuidadores. Sinaliza-se como melhoria o alargamento das medidas de apoio, a redução da burocracia e maior abrangência do subsídio ao cuidador. A evolução poderá passar pelo reconhecimento do cuidado como um direito universal a par da saúde e da educação. Uma transformação fundamental à promoção e concretização do envelhecimento em casa, de qualidade e bem-estar.
- Experiências de captação de recursos e a interface com o marketing social: estudo de caso no Núcleo Social de DiademaPublication . Las-Casas, Alexandre Luzzi; Teske, Ruy; Silva, Susana Costa e; João, Belmiro do NascimentoAs organizações não governamentais (ONGs) são um dos tipos de organizações que compõem o terceiro setor. Este estudo tem o objetivo de identificar as estratégias para captação de recursos utilizada por uma ONG brasileira, verificar a interface com o marketing social e levantar oportunidades de aplicar estratégias para alavancar a captação de recursos. A pesquisa foi qualitativa, com o método de estudo de caso no Núcleo Social de Diadema. Como conclusões, foi possível avaliar vários pontos que fazem interface com o marketing. Os administradores devem procurar transpor as barreiras que existem nestes setores para a implantação da atividade e organizá-la, evitando dispersão de esforços. O planejamento estratégico deve ser aplicado pelas instituições do setor, bem como incluir uma adequada distribuição das diferentes fontes de recursos. Há uma tendência de centralização para a captação de recursos, o que limita a arrecadação. As estratégias de marketing se limitam à comunicação. No entanto há a diversificação de captação de recursos. Entre as várias conclusões apresentadas, percebe-se a necessidade de aplicação do marketing social na captação de doações para organizações com propostas sociais.
- Relatório de estágioPublication . Silva, Nuno Filipe Basto da; Sousa, Ana Sabrina SilvaO presente Relatório encontra-se inserido no âmbito do XIII Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEMC) realizado na Universidade Católica Portuguesa na Unidade Curricular Estágio Final e Relatório, sendo que esta é composta por dois estágios que foram realizados na UCIC e UCIP respetivamente. Este documento resulta de um processo de aprendizagem que foi realizado ao longo dos estágios que foram realizados na Unidade de Cuidados Intermédios Cardíacos (UCIC) e na Unidade de Cuidados Intensivos (UCIP) de um Hospital Central. Este estágio visou o desenvolvimento de competências de Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, designadamente na abordagem à pessoa e família em situação crítica. Com a elaboração deste relatório pretendo refletir sobre o meu percurso, através de uma análise crítica e reflexiva, descrevendo as atividades com base nos conhecimentos teóricos e técnicos, apoiados nos valores éticos e deontológicos, e clarificando quais os pontos-chave da minha evolução. A metodologia utilizada na elaboração deste relatório baseia-se na descrição e avaliação critico-reflexiva das atividades realizadas, utilizando a revisão bibliográfica, necessária e subjacente ao seu desenvolvimento. Pretendo que este relatório reflita o trabalho desenvolvido ao longo do estágio, descrevendo as atividades realizadas para a consecução dos objetivos previamente definidos a que me propus alcançar. Findo este percurso denoto que esta aprendizagem se revelou uma mais-valia no sentido de ter contribuído positivamente para o desenvolvimento das minhas competências científicas, profissionais, relacionais, metodológicas, sociais e éticas, promovendo a minha capacidade de reflexão acerca do saber ser, saber fazer, saber saber e saber estar, proporcionando a evolução da reflexão crítica, autonomia e tomada de decisão. Fica ilustrado neste relatório o conjunto de competências adquiridas e desenvolvidas ao longo de todo o percurso de aprendizagem.