Repository logo
 
Publication

Coadjuvação em sala de aula : melhoria do trabalho colaborativo dos professores?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Joaquim Machado de
dc.contributor.authorTadeu, Eulália Maria Nunes
dc.date.accessioned2017-10-11T12:35:46Z
dc.date.issued2017-05-29
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO objetivo do estudo é saber o que pensam os docentes e como compreendem a atuação integrada dentro da sala de aula de dois professores em situação de coadjuvação, compreender como a prática continuada desta facilita o desenvolvimento profissional docente e fomenta o trabalho em equipa Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, que recorre à entrevista semiestruturada, à observação e registo em diário de bordo e à análise documental para a recolha dos dados e procede à análise de conteúdo através de uma categorização de procedimento misto, combinando um sistema de categorias prévias mas abrindo a porta a outras categorias indutivas. O estudo permitiu perceber uma mudança no modo como os docentes percecionam a escola atual e o modo de estar em sala de aula e registar algumas dificuldades técnicas e de organização, realçando a ideia de que a mudança requer alterações em todas as estruturas do Agrupamento e que a dimensão colaborativa, reflexiva e autoformativa que nele existe pode ser o esteio de um eficaz trabalho em equipa em prol dos alunos e das aprendizagens.pt_PT
dc.description.abstractThis study intends to know what teachers think and how they understand the integrated performance of two teachers in situation of coadjuvation within the classroom, to understand how its continuous practice fosters the teaching professional development and fosters teamwork. This is an investigation whose nature is qualitative, which resources are the half structured interview, the observation and registry in logbook and the documental analysis to the data collection and proceeds to the content analysis through the categorization of mixed content, combining a system of previous categories but opening the door to other inductive categories. The study allowed us to understand a change in the way teachers perceive today’s school and the way of being in the classroom and register some of the technical and organizational difficulties, pinpointing the idea that change requires modifications in all the structures of the “Agrupamento” and that the collaborative, reflective and self-training dimension may be the mainstay to an effective teamwork benefitting the students and upholding learnings.pt_PT
dc.identifier.tid201759250
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22960
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCoadjuvaçãopt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.subjectArticulação pedagógicapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectComunidade aprendentept_PT
dc.subjectCoadjuvationpt_PT
dc.subjectTeamworkpt_PT
dc.subjectPedagogic articulationpt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectLearning communitypt_PT
dc.titleCoadjuvação em sala de aula : melhoria do trabalho colaborativo dos professores?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201759250.pdf
Size:
2.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: