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- Basic income and minimum income : a Portuguese case : analysis of past basic income experiences and consequences of a potential introduction in PortugalPublication . Vicente, Diogo Miguel Morgado Almeida Guedes; Carvalho, Maria Isabel Sanchez Horta Correia Rio deThe idea of Basic Income has gained ground around schoolers and public authorities. Several experiments have been conducted over the last decades with interesting results being observed. At the same time Minimum Income Schemes across, the most similar type of policy in place, seem incapable of achieving their proposed goals. This work selects four Basic Income experiments and compares their results with the results of the Portuguese Minimum Income Scheme. It shows that the Portuguese current Scheme does not fully accomplish its proposed goals of reducing poverty while promoting inclusion. Moreover, it is demonstrated that Basic Income Experiments delivered motivating results both in terms of shrinking poverty and stimulating labor. This work argues that the current Portuguese Minimum Income Scheme needs a remodeling and that the idea of Basic Income should be considered as an alternative policy.
- As atividades de enriquecimento curricular : a voz dos atoresPublication . Ferreira, Maria Filomena da Costa Gonçalves; Araújo, Joaquim Machado deAs Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) trouxeram um acréscimo de tarefas e de mudanças nas rotinas das escolas. Reconfiguraram o 1º ciclo do ensino básico ao nível da organização pedagógica e da gestão curricular, transformando de forma radical o tempo e o espaço destas escolas. As alterações foram de tal forma significativas que provocaram alguns constrangimentos e insegurança, no seio da Comunidade Educativa. As AEC introduziram também novas dinâmicas e dotaram as escolas de ferramentas que visam enriquecer as aprendizagens e o desenvolvimento dos alunos em múltiplas dimensões. Permitiram também a sua permanência gratuita na escola, durante o tempo de trabalho dos pais. Dez anos depois da sua implementação, importa compreender como é que a Comunidade Educativa as assume e vivencia. O nosso estudo é de natureza qualitativa incorpora dados quantitativos e recorre à entrevista, ao questionário, à pesquisa documental e à análise de conteúdo. Os resultados da investigação evidenciam que o modelo AEC implementado no Agrupamento é do agrado da maioria dos intervenientes, sendo frequentado pela quase totalidade dos alunos do 1º ciclo. O horário em que decorrem as atividades e o excesso de horas passadas em contexto escolar é visto como um constrangimento, por reduzir o tempo de lazer e de brincadeira dos alunos e agravar alguns problemas comportamentais. As AEC são importantes. Proporcionam a aquisição de novas aprendizagens que se articulam pontualmente com as aprendizagens escolares, sendo realçada a falta de tempos comuns dos docentes para aprofundarem a articulação curricular e pedagógica. O Município é parceiro na concretização deste modelo, mas os intervenientes têm pouca informação sobre o seu papel.
- Portable sensor for impedance analysis in fruitPublication . Magalhães, Sofia Machado; Ferreira, António César da Silva; Correia, Miguel VelhoteElectrical impedance spectroscopy (EIS) is a relatively new method applied to food quality assessment. It has been demonstrated that impedance measurement is capable of reflecting rapid changes when the food has any physical damage, such as chilling and bruising. Numerous studies have been made to devise accurate food quality measuring techniques. However, some of the new techniques, such as infra-red spectroscopy, or gas chromatography have expensive equipment and strict experimental environment requirements. In contrast, EIS allows relatively (1 order of magnitude) inexpensive assessment, is fast, easy to operate and non-invasive. It has been adopted for investigation of fundamental electrical properties of fruits. However, the sensors applied are laboratory equipment without viability in an industrial context or in the field. The applications of EIS for fruit analysis have been reported previously, the analytically relationships between electrical impedance properties and metabolic properties of the fruit have not yet been fully developed and more importantly the ability to classify fruits during the ripping process was not yet fully explored. This dissertation aims to investigate the electrical impedance properties of fruits and vegetables, and explore the relationship between impedance and quality criteria. It gives a description of a prototype impedance system based on the integrate system AD5933, which operates from a PC, with a software from “Analog Devices”. In particular, the present dissertation outlines experimental research conducted the impedance changes observed during ripening process. With the correct system calibration measurements on different fruits have been performed with results which clearly demonstrate the high potential of the technique for future applications on the field. The research was also devoted on the sensor calibration as well as system reliability. Statistical processing of the results using both, analise of variance (ANOVA) and signal processing techniques using multivariate data analysis, enable the differentiating types of fruits and stages of maturation. The results demonstrate that this system is a very promising technique, with exciting viability for further development to mobile devices suited to at line monitor the fruit quality has a great potential in assessing fruit ripening.
- Coadjuvação em sala de aula : melhoria do trabalho colaborativo dos professores?Publication . Tadeu, Eulália Maria Nunes; Araújo, Joaquim Machado deO objetivo do estudo é saber o que pensam os docentes e como compreendem a atuação integrada dentro da sala de aula de dois professores em situação de coadjuvação, compreender como a prática continuada desta facilita o desenvolvimento profissional docente e fomenta o trabalho em equipa Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa, que recorre à entrevista semiestruturada, à observação e registo em diário de bordo e à análise documental para a recolha dos dados e procede à análise de conteúdo através de uma categorização de procedimento misto, combinando um sistema de categorias prévias mas abrindo a porta a outras categorias indutivas. O estudo permitiu perceber uma mudança no modo como os docentes percecionam a escola atual e o modo de estar em sala de aula e registar algumas dificuldades técnicas e de organização, realçando a ideia de que a mudança requer alterações em todas as estruturas do Agrupamento e que a dimensão colaborativa, reflexiva e autoformativa que nele existe pode ser o esteio de um eficaz trabalho em equipa em prol dos alunos e das aprendizagens.
- O livro de Job e a teologia da esperança : apreciação do contributo de Françoise MiesPublication . Silva, Janilson Correia; Almendra, Luísa Maria VarelaO presente estudo visa delinear e compreender como é que o Livro de Job pode situar-se no contexto de uma teologia da Esperança, sem, contudo, perder a sua especificidade, no conjunto da Revelação Bíblica. A esperança no livro de Job é uma esperança em ato, é a esperança da personagem Job. Segundo F. Mies, a esperança diz respeito ao sentido do movimento, tensão e inclinação para algo. A esperança exprime uma intencionalidade. Esta intencionalidade diz respeito aos dois sentidos do movimento: o primeiro movimento tem a ver com o próprio verbo “esperar” (eu espero); o segundo movimento ou objeto diz respeito ao substantivo “expectativa” (o esperado). Por isso, esses movimentos podem ser vistos tanto do ponto de vista antropológico como do ponto de vista da dinâmica do movimento da esperança. O presente estudo divide-se em três grandes blocos: breve status quaestionis da teologia da esperança; o livro de Job no horizonte de uma teologia da esperança; e apreciação do contributo da obra de F. Mies sobre o livro de Job. Em suma, podemos notar que o contributo da obra de Françoise Mies, constitui um marco significativo da exegese atual, no âmbito dos estudos sobre o livro de Job.
