Repository logo
 
Publication

Estudar e aprender em instituições de acolhimento : o papel de variáveis individuais e contextuais

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
dc.contributor.advisorTrigo, Luísa Ribeiro
dc.contributor.authorOliveira, Catarina Isabel Moura de
dc.date.accessioned2014-10-03T10:19:56Z
dc.date.available2014-10-03T10:19:56Z
dc.date.issued2014-07-25
dc.date.submitted2014
dc.description.abstractA literatura tem apontado a existência de fragilidades, ao nível escolar e da aprendizagem, nos jovens em situação de acolhimento, nomeadamente, baixo rendimento escolar, elevadas taxas de retenção, absentismo, instabilidade escolar e baixo envolvimento escolar. O objetivo desta investigação foi analisar e compreender os processos de estudo e aprendizagem nas instituições de acolhimento, de crianças e jovens do 2.º e 3.º ciclo e ensino secundário, examinando o papel de variáveis individuais e contextuais. Analisou-se a relação entre autorregulação da aprendizagem com variáveis individuais (género, histórico de retenções, autoeficácia, valorização da aprendizagem e aspirações educacionais) e contextuais (capacidade de acolhimento, local e tempo de estudo e dificuldades em estudar). A amostra incluiu 248 jovens de ambos os sexos, do 5º ao 12º ano, com idades entre os 10 e 20 anos, acolhidos em 20 lares de infância e juventude da zona norte de Portugal, junto dos quais se administrou uma Ficha de Dados Pessoais e Académicos e o Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (Rosário et al., 2010). Os responsáveis de cada instituição preencheram uma Ficha de Caracterização da Instituição. Relativamente às variáveis individuais, os resultados evidenciaram diferenças significativas na autorregulação da aprendizagem em função do género, apresentando as raparigas valores superiores, e do histórico de retenções, em que jovens que tinham já experiência de reprovação apresentaram valores mais baixos na autorregulação da aprendizagem. Os resultados realçaram a importância das variáveis individuais motivacionais (autoeficácia, valorização da aprendizagem, aspirações educacionais) no processo de autorregulação da aprendizagem. Ao nível das variáveis contextuais, o local e o tempo de estudo mostraram-se relevantes nos processos de autorregulação da aprendizagem, e as dificuldades em estudar, relatadas pelos jovens, relacionaram-se negativamente com a autorregulação. A dimensão da instituição não assumiu relevância. Discute-se as implicações destes resultados na promoção de uma melhor educação e aprendizagem neste contexto.por
dc.description.abstractThe literature about education and residential care has pointed to the existence of several fragilities, in the school and learning dimensions, in young people in care, namely, poor academic performance, high retention rates, absenteeism, school instability and low school involvement. This research aimed to analyze and understand the processes of studying and learning of children and young people in care, examining the role of individual and contextual variables. We analyzed the relationship between self-regulated learning and various individual variables (gender, grade retention, self-efficacy, value of learning and educational aspirations), as well as the relationship between self-regulated learning and contextual variables (institution’s dimension, study site, study time and difficulties in studying). The sample consisted of 248 adolescents of both genders, from 5th to 12th grade, aged from 10 to 20, who were in 20 residential care institutions located in northern Portugal, who filled a Personal and Academic Data instrument and Self-Regulation of Learning Processes Inventory (Rosario et al., 2010). The professionals of each institutions filled a Institution Characterization Facility sheet. Regarding individual variables, results showed significant differences in learning self-regulation in gender, with girls presenting higher values, and in retention history, where young people who had retention experience had lower values in the learning self-regulation. The results highlighted the importance of individual motivational variables (self-efficacy, learning valorization, educational aspirations) in the process of learning self-regulation. In terms of contextual variables, the location and the time of study seem relevant to the processes of learning self-regulation and studying difficulties, reported by young people, are negatively related to self-regulation. The size of the institution did not assume relevance. Implications of these results in the promotion of better education and learning in this context are discussed.por
dc.identifier.tid201498065
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/15171
dc.language.isoporpor
dc.subjectEstudar e aprenderpor
dc.subjectInstituições de acolhimentopor
dc.subjectAutorregulação da aprendizagempor
dc.subjectVariáveis individuaispor
dc.subjectVariáveis contextuaispor
dc.subjectStudy and learningpor
dc.subjectFoster care institutionspor
dc.subjectLearning self-regulationpor
dc.subjectContextual variables and individual variablespor
dc.titleEstudar e aprender em instituições de acolhimento : o papel de variáveis individuais e contextuaispor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201498065.pdf
Size:
708.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: