Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.15 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este relatório constitui uma reflexão sobre o meu percurso profissional,
centrada no desempenho docente e orientada num trajeto que pretende trazer
luz à questão base “aprender a ensinar”.
A relevância que este tema assume na reflexão justifica-se pelo meu
interesse no processo de aquisição de conhecimento – de como cheguei até
ele, ou dele me apropriei – em articulação com o desempenho prático. Na
verdade, o modo e circunstâncias em que este processo se foi desenvolvendo
terá, em parte, definido a minha ação no universo em que me insiro, a minha
relação com o ensino, a comunidade educativa, o sistema organizacional, bem
como terá condicionado o meu desenvolvimento profissional.
Ao recuar no tempo vou desconstruindo o meu percurso profissional nos
aspetos que considero mais significativos e estruturantes. Deste modo, tento
clarificar e compreender o meu processo de formação para o desempenho da
prática docente, em ausência de formação inicial, de supervisão e de
avaliação. Desenvolvo um trabalho de análise de circunstâncias e ações em
espaços temporais relevantes para este contexto, à luz de teorias e
perspetivas de diferentes autores nos temas abordados. Procuro entender e
justificar de que forma a procura de saber e aperfeiçoamento, o trabalho
colaborativo e uma atitude reflexiva potenciaram a melhoria das práticas, o
meu desenvolvimento profissional e a construção da minha profissionalidade.
Neste contexto, apresento um projeto executado no âmbito das práticas
colaborativas e incluo dois testemunhos que corroboram esta dinâmica.
O enquadramento teórico, realizado no ponto 3, teve presente a
necessidade de esclarecer os conceitos de (i) Professor Reflexivo e Trabalho
Colaborativo; (ii) Supervisão e Avaliação da prática docente, por considerar
que são centrais na abordagem da problemática “aprender a ensinar”. Sem
dúvida conceitos que me permitem não só entender o tempo passado mas
renovar o olhar sobre o meu desempenho docente e abrir horizontes sobre o
ensino e a escola, em geral. Avanço para a reflexão sobre a ação, apresentada no ponto 4 –
Aprendizagens profissionais mais relevantes. Aqui destaco (i) A relação
docente com a escola, onde reflito sobre o significado de Ser professor, (ii)
Prática letiva, através da abordagem da Sala de aula como lugar de
convergências, e (iii) Desenvolvimento Profissional, numa perspetiva que
pretende libertar-se do passado, traçar novos horizontes e avançar numa
projeção futura a continuidade do meu desenvolvimento profissional e a
construção da minha identidade profissional.
Nas linhas que concluem recolho os esclarecimentos avançados pelas
leituras teóricas feitas, cruzar de olhares de autores e entre autores que
tornam esta reflexão mais sustentada, e articulo com os registos que vão
surgindo em esboço de resposta às questões colocadas. Numa visão que se
pretende holística, reintegradora da fragmentação exposta pela reflexão,
reconheço o papel fundamental que o sujeito da ação desempenha para a
melhoria da sua ação e traçar o seu percurso numa lógica emancipadora. Ação
que terei de sustentar quer na formação contínua e no saber, quer na vontade
de melhorar e conseguir dar resposta a novos cenários educativos.
This report is a reflection on my professional history, centred on teaching practice and intended to bring light to the base issue "learning to teach". The relevance given to this theme is justified by my interest in the knowledge acquisition process - as I came to it, or as I took hold of it - articulated with the practice. As I look into the past, I am deconstructing my professional path in the aspects that I consider most significant and structuring in order to clarify and understand my training process for the performance of the teaching practice, in the absence of initial training, supervision and evaluation. Through the analysis of circumstances and actions in a timeline relevant to this context and supported by the theories and perspectives of different authors in the topics discussed, I try to understand and justify how the demand for knowledge and improvement, collaborative work and a reflective attitude prompted the improvement of practice, my professional development and the construction of my professionalism. In this context, a project implemented within the context of collaborative practices is presented and two testimonies are included. The theoretical framework presented is intended to clarify the concepts of (i) Reflective Teacher and Collaborative work; (ii) Supervision and Evaluation of Teaching Practice – key to the comprehension of the “learning to teach” subject. The reflective process carried out highlights (i) The teacher’s relationship with the school, and the meaning of being a teacher, (ii) Teaching practice and the significance of classroom, and (iii) Professional Development. It seeks to free itself from the past, charting new horizons and advance on a future projection the continuity of my professional development and the construction of my professional identity.
This report is a reflection on my professional history, centred on teaching practice and intended to bring light to the base issue "learning to teach". The relevance given to this theme is justified by my interest in the knowledge acquisition process - as I came to it, or as I took hold of it - articulated with the practice. As I look into the past, I am deconstructing my professional path in the aspects that I consider most significant and structuring in order to clarify and understand my training process for the performance of the teaching practice, in the absence of initial training, supervision and evaluation. Through the analysis of circumstances and actions in a timeline relevant to this context and supported by the theories and perspectives of different authors in the topics discussed, I try to understand and justify how the demand for knowledge and improvement, collaborative work and a reflective attitude prompted the improvement of practice, my professional development and the construction of my professionalism. In this context, a project implemented within the context of collaborative practices is presented and two testimonies are included. The theoretical framework presented is intended to clarify the concepts of (i) Reflective Teacher and Collaborative work; (ii) Supervision and Evaluation of Teaching Practice – key to the comprehension of the “learning to teach” subject. The reflective process carried out highlights (i) The teacher’s relationship with the school, and the meaning of being a teacher, (ii) Teaching practice and the significance of classroom, and (iii) Professional Development. It seeks to free itself from the past, charting new horizons and advance on a future projection the continuity of my professional development and the construction of my professional identity.
Description
Keywords
Aprender Ensinar Formação Trabalho colaborativo Desenvolvimento profissional Profissionalidade Learning Teaching Training Collaborative work Professional