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- Genocídio e limpeza étnica : uma mesma concepção, realidade diferentes?Publication . Abelha, Manuel João Ferreira; Lopes, José Alberto Azeredo Ferreira
- A criação de mega-agrupamentos no Concelho do PortoPublication . Oliveira, Jorge Manuel Ramalho de; Palmeirão, Cristina Maria Gomes da CostaO presente Relatório Reflexivo e Teoricamente Fundamentado é composto por duas partes: a primeira abrange o período que vai de 1985 a 2013, em que revejo o meu percurso profissional, reflito sobre determinados momentos, dando particular destaque aos cargos de liderança intermédia desempenhados. Na segunda parte, de espaço temporal idêntico, faço uma retrospetiva do processo tornado evolutivo que conduziu à formação das grandes unidades orgânicas de gestão educativa, entrando então na análise da sua extensão no município do Porto. Na conclusão, para além das necessárias ilações retiradas do trabalho realizado, são expostas breves reflexões sobre temas que se articulam com algumas das apreensões manifestadas. Este trabalho conta também com um conjunto de mapas e quadros, inseridos em espaço que se identifica por Anexo I, que se julgou da sua pertinência para melhor ilustrar o foco que se quer dar ao concelho do Porto. Na realização do trabalho houve a preocupação, não só de fundamentar mas também de enriquecer teoricamente a narrativa e as reflexões produzidas, expondo determinadas posições divergentes, no sentido de fazer ver quão difícil é a análise de determinadas reformas empreendidas na educação portuguesa dos últimos anos, que provocam pontos de vista críticos contraditórios. A formação de grandes unidades orgânicas na educação é tida com preocupação pelos mais críticos, pois consideram que significam um retrocesso na qualidade educativa, em parte por se poderem refletir na diluição de lideranças, na fragilização da coesão profissional. Preconizar uma escola que pensa, que reflete, fomentar a dinâmica do empenho colaborativo, promover o valor intrínseco do conhecimento na centralidade do trabalho da sala de aula, são alguns dos desafios que não devem esmorecer a capacidade de aplicação dos seus profissionais face à volatilidade das leis, das decisões.
- Um olhar (des)construtivo sobre o percurso profissional : narrativa sobre ‘Aprender a Ensinar'Publication . Teiga, Maria Aida Saraiva Pissarra; Roldão, Maria do Céu NevesEste relatório constitui uma reflexão sobre o meu percurso profissional, centrada no desempenho docente e orientada num trajeto que pretende trazer luz à questão base “aprender a ensinar”. A relevância que este tema assume na reflexão justifica-se pelo meu interesse no processo de aquisição de conhecimento – de como cheguei até ele, ou dele me apropriei – em articulação com o desempenho prático. Na verdade, o modo e circunstâncias em que este processo se foi desenvolvendo terá, em parte, definido a minha ação no universo em que me insiro, a minha relação com o ensino, a comunidade educativa, o sistema organizacional, bem como terá condicionado o meu desenvolvimento profissional. Ao recuar no tempo vou desconstruindo o meu percurso profissional nos aspetos que considero mais significativos e estruturantes. Deste modo, tento clarificar e compreender o meu processo de formação para o desempenho da prática docente, em ausência de formação inicial, de supervisão e de avaliação. Desenvolvo um trabalho de análise de circunstâncias e ações em espaços temporais relevantes para este contexto, à luz de teorias e perspetivas de diferentes autores nos temas abordados. Procuro entender e justificar de que forma a procura de saber e aperfeiçoamento, o trabalho colaborativo e uma atitude reflexiva potenciaram a melhoria das práticas, o meu desenvolvimento profissional e a construção da minha profissionalidade. Neste contexto, apresento um projeto executado no âmbito das práticas colaborativas e incluo dois testemunhos que corroboram esta dinâmica. O enquadramento teórico, realizado no ponto 3, teve presente a necessidade de esclarecer os conceitos de (i) Professor Reflexivo e Trabalho Colaborativo; (ii) Supervisão e Avaliação da prática docente, por considerar que são centrais na abordagem da problemática “aprender a ensinar”. Sem dúvida conceitos que me permitem não só entender o tempo passado mas renovar o olhar sobre o meu desempenho docente e abrir horizontes sobre o ensino e a escola, em geral. Avanço para a reflexão sobre a ação, apresentada no ponto 4 – Aprendizagens profissionais mais relevantes. Aqui destaco (i) A relação docente com a escola, onde reflito sobre o significado de Ser professor, (ii) Prática letiva, através da abordagem da Sala de aula como lugar de convergências, e (iii) Desenvolvimento Profissional, numa perspetiva que pretende libertar-se do passado, traçar novos horizontes e avançar numa projeção futura a continuidade do meu desenvolvimento profissional e a construção da minha identidade profissional. Nas linhas que concluem recolho os esclarecimentos avançados pelas leituras teóricas feitas, cruzar de olhares de autores e entre autores que tornam esta reflexão mais sustentada, e articulo com os registos que vão surgindo em esboço de resposta às questões colocadas. Numa visão que se pretende holística, reintegradora da fragmentação exposta pela reflexão, reconheço o papel fundamental que o sujeito da ação desempenha para a melhoria da sua ação e traçar o seu percurso numa lógica emancipadora. Ação que terei de sustentar quer na formação contínua e no saber, quer na vontade de melhorar e conseguir dar resposta a novos cenários educativos.