Repository logo
 
Publication

A tutoria escolar como estratégia de intervenção e desenvolvimento dos jovens: sistematização e análise de evidências

dc.contributor.authorAlmeida, Sandra Mónica Dias
dc.contributor.authorPalmeirão, Cristina
dc.date.accessioned2018-05-14T11:24:46Z
dc.date.available2018-05-14T11:24:46Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractDurante as últimas décadas têm sido implementados programas de tutoria de diversas abordagens e aplicações, uma estratégia de intervenção que procura atender às necessidades dos jovens. Seja em contexto internacional ou nacional os programas de tutoria vão sendo implementados quer por recomendação quer pela via legislativa e procuram abranger diferentes áreas como a emocional, comportamental ou de desempenho académico. A implementação de programas de tutoria tem sido acompanhada de diversos trabalhos de análise, da qual resultam variados estudos e publicações. O presente artigo constitui assim uma revisão da literatura acerca da eficácia dos programas de tutoria escolar, uma tentativa de sistematização e avaliação de evidências com base na análise das investigações empíricas mais significativas sobre a temática em análise. No geral os resultados apoiam a eficácia da orientação para melhorar os resultados nos domínios comportamental, social, emocional e académico, pois a existência de figuras adultas positivas na vida das crianças pode servir como fator promotor do desenvolvimento. No entanto, não podemos esquecer que muitos dos estudos apresentam fragilidades e variações importantes na estruturação dos programas, o que dificulta a obtenção de conclusões sólidas. A escassa investigação sobre a temática em Portugal e a necessidade de realização de estudos qualitativos que permitam entender, em profundidade, os mecanismos subjacentes às relações tutoriais e o recurso a múltiplas fontes de informação que permitam a triangulação de dados serviu de base à investigação que nos encontramos a realizar, da qual é parte integrante a presente revisão da literatura.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAlmeida, S. M. D., Palmeirão, C. (2017). A tutoria escolar como estratégia de intervenção e desenvolvimento dos jovens: sistematização e análise de evidências. In J. Machado, C. Palmeirão, I. Cabral, I. Baptista, J. Azevedo, J. M. Alves, M. C. Roldão (orgs.), Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano : Atas do II Seminário Internacional, Porto, Portugal, 20-21 de Julho de 2017. (pp. 596-619). Porto: Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia - Centro de Estudos em Desenvolvimento Humanopt_PT
dc.identifier.isbn9789899948686
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/24271
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa - Faculdade de Educação e Psicologia - Centro de Estudos em Desenvolvimento Humanopt_PT
dc.subjectTutoria escolarpt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectFlexibilidadept_PT
dc.subjectDesenvolvimentopt_PT
dc.titleA tutoria escolar como estratégia de intervenção e desenvolvimento dos jovens: sistematização e análise de evidênciaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage619pt_PT
oaire.citation.startPage596pt_PT
oaire.citation.titleEducação, Territórios e Desenvolvimento Humano : Atas do II Seminário Internacionalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
24271.PDF
Size:
511.84 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: