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Abstract(s)
Este artigo pretende dar a conhecer a reconstrução e a operacionalização do
desenvolvimento dos domínios de articulação curricular (DAC), organização e
funcionamento da componente de Cidadania e Desenvolvimento (CeD), como resposta à
necessidade de mudança sentida na Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos e
face aos vários documentos curriculares orientadores do Ministério da Educação (ME),
nomeadamente o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PA). Esta
intencionalidade pedagógica parte da articulação entre a Área de Integração e a
componente transversal Cidadania e Desenvolvimento, permitindo uma abordagem
transversal e transdisciplinar do currículo modular no ensino profissional. Considera-se
esta articulação uma estratégia eficaz para a mobilização de competências de uma
cidadania plena, ativa e criativa e um contributo para a construção do PA. O objetivo
central da investigação-ação-colaborativa (I-A-C), iniciada no ano letivo em curso,
2018/19, nas seis turmas do 1.º ano dos cursos profissionais, foi provocar a mudança de
paradigma no processo de ensino e aprendizagem, tornando a escola uma organização
aprendente capaz de preparar os seus alunos para as múltiplas exigências da sociedade
contemporânea, centrada no desenvolvimento de pessoas e de trabalhadores qualificados
para estarem à altura dos desafios do futuro. Os instrumentos utilizados para a conceção
de práticas educativas, potenciadoras de uma educação para o desenvolvimento, foram a
interação e articulação horizontal/transversal dos diferentes saberes de todas as
componentes do currículo, o trabalho por equipas pedagógicas, a criação de ambientes e
dinâmicas de escola baseados na partilha de experiências inovadoras. A
operacionalização deste referencial curricular, assenta na construção de estratégias de
ensino ativas e diferenciadas, na implementação de ambientes estruturados por situações
problema e projetos, numa avaliação essencialmente formativa que torna o aluno
autorregulador do seu percurso escolar e projeto de vida e, o professor, o facilitador de
aprendizagens social e culturalmente significativas. O desenvolvimento e a avaliação
sistemática, sustentados por indicadores e instrumentos de recolha de evidências,
permitem a monitorização ongoing do processo, dos resultados e dos impactos e, fazer os
devidos ajustamentos na e para a ação.
Description
Keywords
Ensino profissional Projetos integradores Competências de cidadania Autonomia e flexibilidade curricular
Pedagogical Context
Citation
Noronha, C., Pereira, S., Nadais, A., Orvalho, L. (2019). Cidadania e desenvolvimento como impulsionadores de uma cultura de autonomia e responsabilidade. In M.V. Pires, C. Mesquita, R.P. Lopes, E. Silva, G. Santos, M.R. Patrício, M.L.P. Castanheira (eds.), Livro de atas do IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE 2019).(pp. 865-876). Bragança, Portugal: Instituto Politécnico de Bragança
Publisher
Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação