Repository logo
 
Publication

Ver o nevoeiro e instituir outra luz : ensaio de iluminação, inovação pedagógica e melhoria das aprendizagens

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRocha, Maria Ilídia de Meireles Cabral da
dc.contributor.authorMartins, Helder Filipe da Silva
dc.date.accessioned2021-05-26T09:33:44Z
dc.date.available2021-05-26T09:33:44Z
dc.date.issued2021-03-30
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractNas últimas décadas, as sucessivas reformas têm gerado controvérsia quanto ao seu poder transformacional ao nível dos processos e resultados educativos. O presente estudo parte do nevoeiro (1), metáfora tradutora da indefinição e da possibilidade de mudança presentes no atual sistema educativo português e que as práticas docentes poderão ousar romper, através da adoção de estratégias de ensino promotoras de uma aprendizagem visível(2) em todos os alunos, com energia para impactar alterações a nível organizacional. Tendo por base uma epistemologia, tendencialmente, qualitativa, a investigação que se descreve corresponde a um estudo de caso com características de investigação pela ação, com enfoque na conceção e no desenvolvimento de um programa de intervenção em contexto escolar (Projeto Aprendizagem Visível – PAV), numa escola do Grande Porto, no ano letivo 2016/2017. O PAV conjetura um modelo didático inovador, suportado por metodologias ativas, que compelem ao (re)pensar das aprendizagens e das estratégias de ensino que as subsidiam. A multiplicidade de técnicas de recolha de dados (análise documental, entrevistas semiestruturadas/focus group, inquéritos por questionário, escalas e observação estruturada e não estruturada de aulas) em torno dos agentes educativos (lideranças de topo e intermédias,10 professores de Biologia e Geologia e 267 alunos do 10º ano de escolaridade) e das dinâmicas PAV, a par do esboço de um modelo ecológico de análise, pretendeu favorecer uma visão holística acerca da eventual relação entre a inovação ao nível dos processos de ensino e a melhoria da qualidade das aprendizagens. Os dados recolhidos e analisados no decurso do presente estudo permitiram-nos concluir que o monopólio da exposição dialogada em Biologia e Geologia, num momento pré-PAV, deu lugar a uma acentuada diversificação de estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação, foi substituído por uma geometria variável de interações grupais; que as inconsistências pré PAV, principalmente no que se refere aos modos de trabalho entre alunos, às práticas de diferenciação pedagógica e de articulação curricular e aos modos de avaliação das aprendizagens, foram transpostas pela assunção generalizada, por parte dos diferentes agentes educativos (lideranças, professores e alunos), de que o PAV impacta favoravelmente as aprendizagens pessoais, emocionais, sociais e académicas dos alunos, embora sem consenso no que respeita à sua influência nos resultados dos testes escritos e exames nacionais. Os traços de inovação curricular e pedagógica do PAV conferem-lhe capital importância na organização de novas situações de construção de conhecimento e trouxeram contributos efetivos para uma maior qualidade das aprendizagens, bem como repercussões a nível organizacional, pois as suas lógicas de ação serviram de fonte inspiracional para outros projetos centrados nas aprendizagens dos alunos e que despontam do saber profissional dos professores, enquanto líderes de processos de inovação pedagógica.pt_PT
dc.description.abstractIn recent decades, successive reforms have generated controversy in terms of their transformational power concerning educational processes and outcomes. The present study departs from the “Fog” (3), a metaphor that implies the uncertainty and possibility of change present in the current Portuguese educational system and that teaching practices may dare to break through, by adopting strategies that promote a visible learning(4) in all students, with energy to impact changes at the organizational level. Based on a tendentially qualitative epistemology, the research that is described corresponds to a case study with characteristics of investigation by action, focusing on the design and development of an intervention programme in the school context (Visible Learning Project - PAV), in a school located in the city area of Porto, during the 2016/2017 school year. PAV proposes an innovative didactic model, supported by active methodologies, which commend the (re)thinking of the learning and teaching strategies that sustain them. The multiplicity of data collection techniques (document analysis, semi-structured interviews/focus groups, questionnaire surveys, scales and structured and unstructured observation of classes) around educational agents (top and intermediate leadership, 10 Biology and Geology teachers and 267 students of the 10th grade) and PAV dynamics, along with the outline of an ecological model of analysis, are meant to favour a holistic view upon the possible relationship between innovation in teaching processes and the improvement of the quality of learning. The data collected and analysed during the present study allowed us to conclude that the monopoly of the dialogued exposition in Biology and Geology, at a pre-PAV moment, gave rise to a marked diversification of teaching, learning and evaluation strategies, during PAV; the mostly individual work of the students in the classroom was replaced by a variable geometry of group interactions; pre-PAV inconsistencies, especially regarding the ways of working between students, pedagogical differentiation and curricular articulation practices and assessment were transposed by the widespread assumption on the part of different educational agents (leaders, teachers and students), that PAV favourably impacts the personal, emotional, social and academic learning of students, despite the lack of consensus in terms of its influence on the results of written tests and national examinations. Traces of curricular and pedagogical innovation of PAV give it a major importance when establishing new situations that build knowledge; moreover, such traces have brought about effective contributions to a higher quality of learning, as well as repercussions at the organisational level, because its logics of action served as an inspirational source for other projects focused on students' learning, which emerge from the professional knowledge of teachers as leaders of pedagogical innovation processes.pt_PT
dc.identifier.tid101529376pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33255
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectEstratégias de ensino e aprendizagempt_PT
dc.subjectLiderança centrada na aprendizagempt_PT
dc.subjectCulturas profissionais docentespt_PT
dc.subjectAprendizagem visívelpt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectTeaching and learning strategies
dc.subjectLearning-focused leadership
dc.subjectTeachers’ professional cultures
dc.subjectVisible learning
dc.titleVer o nevoeiro e instituir outra luz : ensaio de iluminação, inovação pedagógica e melhoria das aprendizagenspt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
101529376.pdf
Size:
5.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format