Repository logo
 
Publication

Morfologia da exploração de smartphones no ensino

dc.contributor.authorVeiga, Francisco
dc.contributor.authorAndrade, António
dc.date.accessioned2022-10-31T13:06:34Z
dc.date.available2022-10-31T13:06:34Z
dc.date.issued2021-07-01
dc.description.abstractAs indiscutíveis mudanças originadas pelo sucesso do smartphone, fruto do progresso tecnológico e de uma sociedade hiperconectada, geram inevitavelmente novos desafios ao sistema educativo, à escola, aos professores e aos alunos. Neste sentido, a presente investigação aborda a sua adoção e utilização dentro e fora da sala de aula, analisando o seu contributo para uma escola mais inovadora e atenta ao mundo real. Assim, serão apresentadas as perceções dos docentes relativamente aos benefícios e desafios da sua utilização. Os dados foram recolhidos através de um focus group ao qual se seguiu a análise de conteúdo. Os resultados indicam que a utilização do smartphone é um fator de motivação dos alunos, contribui para a consolidação e melhoria das aprendizagens e exige empenho, persistência, regras muito bem definidas e um período de formação e habituação dos alunos. Os professores necessitam de tempo para procurar, conhecer e experimentar a miríade de apps que diariamente emergem e que estão disponíveis para uma utilização efetiva dentro e fora da sala de aula.pt_PT
dc.description.abstractThe undeniable changes caused by the success of the smartphone, as the result of the technological progress and a hyper-connected society, inevitably generate new challenges for the educational system, the schools, the teachers and the students. In this sense, this research addresses its adoption and use inside and outside the classroom, analysing its contribution to a more innovative school, attentive to the real world. Thus, teachers’ perceptions of the benefits and challenges of using them will be presented. Data were collected through a focus group followed by content analysis. The results indicate that the use of the smartphone is a motivating factor for students, contributes to the consolidation and improvement of learning, and requires commitment, persistence, well-defined rules and a period of training and habituation for students. Teachers need time to search, discover and experience the myriad of apps that emerge daily and that are available for effective use inside and outside the classroom.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2021.10466pt_PT
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/39215
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSmartphonept_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectSala de aulapt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.subjectClassroompt_PT
dc.titleMorfologia da exploração de smartphones no ensinopt_PT
dc.title.alternativeMorphology of the exploration of smartphones in educationpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage20pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
oaire.citation.volume22pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
45049518.pdf
Size:
119.44 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: