Repository logo
 
Publication

Tecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus pais

dc.contributor.authorBrito, Rita
dc.contributor.authorDias, Patrícia
dc.date.accessioned2021-06-11T13:51:22Z
dc.date.available2021-06-11T13:51:22Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste artigo apresenta as práticas e percepções de um grupo de crianças com menos de oito anos e suas famílias sobre a utilização de tecnologias digitais na escola e o seu potencial para a aprendizagem, incidindo na articulação entre o ensino formal e as aprendizagens informais em contexto familiar. Os dados foram coletados por meio de atividades com as crianças e entrevistas com as famílias, e depois trabalhados a partir de uma análise de conteúdo qualitativa. Os resultados revelam que o uso das tecnologia sdigitais em contexto escolar tem mais incidência no 1º ciclo, sendo incipientes no pré-escolar. Além disso, o potencial pedagógico de dispositivos como o computador e o tablet são subaproveitados tanto em contexto de escola como pelas famílias, nos lares. Os pais consideram que os filhos ainda são muito jovens para utilizar tecnologias digitais em tarefas escolares e acreditam que ainda não estão preparados para o fazer (embora as crianças revelem competências digitais e práticas complexas).pt_PT
dc.description.abstractThis article shows the practices and perceptions of a group of children under eight years old and their families regarding the use of digital technologies in schools and their potential for learning, focusing on the relationship between formal and informaleducation in the family context. Data were collected through activities with children and interviews with the families, and then worked through a qualitative content analysis. The results show that the use of digital technologies in schools has more incidence in primary school than in preschool. In addition, the pedagogical potential of devices like the computer and the tablet is underexplored both in school context and by families at home. Parents believe that their children are too young to use digital technologies in school work and consider that they are not yet prepared to do so (although children reveal enough digital skills and complex practices).pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2526-9542
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33590
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectCrianças 0-8 anospt_PT
dc.subjectEscolapt_PT
dc.subjectTecnologias digitaispt_PT
dc.subject0-8 childrenpt_PT
dc.subjectSchoolpt_PT
dc.subjectDigital technologiespt_PT
dc.titleTecnologias digitais, aprendizagem e escola: práticas e percepções de crianças com menos de 8 anos e seus paispt_PT
dc.title.alternativeDigital technologies, learning and education: practices and perceptionsof children under eight years old and their parentspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage25pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage3pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensinopt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
person.familyNameBrito
person.familyNameNunes da Encarnação Marques Dias Soares
person.givenNameRita
person.givenNameFátima Patrícia
person.identifier.ciencia-idEE18-8A3C-CA65
person.identifier.ciencia-idFE10-B528-DF32
person.identifier.orcid0000-0002-2393-2092
person.identifier.orcid0000-0001-7948-4439
person.identifier.scopus-author-id57194831391
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationfd0ddad9-6745-4559-8ecd-9a2f476b4659
relation.isAuthorOfPublicationf9605b34-1ff6-449d-9d34-4c5a27a270a6
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfd0ddad9-6745-4559-8ecd-9a2f476b4659

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1046_3707_1_PB.pdf
Size:
552.2 KB
Format:
Adobe Portable Document Format