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Avaliação de desempenho docente na perceção de professores do ensino secundário em Angola

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPeralta, Maria Helena
dc.contributor.authorMarques, Maria Luísa Palma Kanhanga
dc.date.accessioned2020-02-05T10:01:17Z
dc.date.available2020-02-05T10:01:17Z
dc.date.issued2018-06-20
dc.date.submitted2017
dc.description.abstractO processo de avaliação do desempenho docente (ADD) vem assumindo uma relevância progressiva e um maior interesse dos investigadores na área da educação pela ligação explícita entre a qualidade do ensino e o nível de desempenho dos professores e a melhoria da qualidade dos contextos educativos. O sistema educativo angolano tem direcionado a sua preocupação no que diz respeito à eficiência das escolas e dos seus professores, passando a considerar a avaliação de desempenho dos professores como uma prioridade, já que existem evidências de uma correlação entre o desempenho do professor e a qualidade de ensino e, por conseguinte, a aprendizagem dos alunos. Lembrando que o sistema educativo angolano é totalmente centralizador, o estado controla fortemente o seu papel de estado forte. Assim, do ponto de vista pessoal, acreditamos que a dificuldade de mudança não é a falta de vontade de implementar projetos inovadores nas escolas para reestruturação da avaliação do desempenho docente, adaptáveis à realidade de cada escola, tendo em conta suas necessidades e características de seus alunos e do seu quadro docente, mas sim, o facto de os elementos envolvidos no processo de avaliação serem obrigados à reprodução total dos conteúdos normativos. A presente investigação pretendeu, assim, estudar e compreender a perceção que os professores têm sobre o modo como a avaliação de desempenho decente é realizada na sua escola e o seu impacto no exercício profissional destes professores. Para uma melhor compreensão do tema, seguimos uma abordagem metodológica de natureza qualitativa com base no estudo de casos múltiplos, já que é considerada uma forma adequada de conhecer e compreender uma realidade tal como ela se apresenta. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos a entrevista semiestruturada, a observação participante e a análise documental. Constatamos que apesar de os professores envolvidos neste estudo manifestarem uma preocupação excessiva pela nota, segundo as informações recolhidas, reconhecem o impacto da avaliação do desempenho docente nas suas práticas e no seu desenvolvimento profissional e pessoal. No entanto, questionamo-nos sobre o verdadeiro propósito da avaliação docente neste contexto, isto é, se visa promover o desenvolvimento profissional ou, se somente procura responsabilizar os professores pelos resultados dos alunos, numa lógica de prestação de contas. As regras alternativas têm grande dificuldade em poder evoluir e atualizarem-se de modo a substituir as normas burocraticamente produzidas que acabam por se tornar, para os atores, normas próprias dentro da organização.pt_PT
dc.description.abstractThe process of evaluating teacher performance (ADD) has adopted a progressive relevance and greater interest of users in the area of education through a culture of teaching and performance of teachers and an improvement in the quality of educational contexts. The Angolan educational system has addressed its concern for the efficiency of schools and their studies, beginning to consider an evaluation of teachers' performance as a priority, since there is evidence of a correlation between teacher performance and teaching quality, therefore, the students' learning. Recalling that the Angolan educational system is totally centralized, the state strongly controls its role as a strong state. Thus, from a personal point of view, we believe that the difficulty of changing is not the unwillingness to implement innovative projects in schools to restructure the evaluation of teaching performance, adaptable to the reality of each school, taking into account their needs and characteristics of their pupils and their staff, but rather the fact that the elements involved in the evaluation process are obliged to fully reproduce the normative content. The present research aimed to study and understand teachers' perception of how the evaluation of decent performance is carried out in their school and its impact on the professional practice of these teachers. For a better understanding of the theme, we follow a methodological approach of a qualitative nature based on the study of multiple cases, since it is considered an adequate way of knowing and understanding a reality as it presents itself. As data collection instruments, we used the semi-structured interview, the participant observation and the documentary analysis We found that although the teachers involved in this study expressed an excessive concern about the grade, according to the information gathered, they recognize the impact of the assessment of teacher performance on their practices and on their professional and personal development. However, we question the true purpose of teacher evaluation in this context, that is, whether it aims to promote professional development or, if only seek to hold teachers accountable for the students' results, in a logic of accountability. The alternative rules have great difficulty in being able to evolve and update themselves in order to replace the bureaucratically produced norms that end up becoming, for the actors, own norms within the organization.pt_PT
dc.identifier.tid201986876pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/29444
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAvaliação do desempenho docentept_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissional e pessoalpt_PT
dc.subjectMelhoriapt_PT
dc.subjectPráticapt_PT
dc.subjectTeacher performance evaluationpt_PT
dc.subjectProfessional and personal developmentpt_PT
dc.subjectImprovementpt_PT
dc.subjectPracticept_PT
dc.titleAvaliação de desempenho docente na perceção de professores do ensino secundário em Angolapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educaçãopt_PT

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