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Perceções de enfermeiros sobre o contributo do modelo touchpoints para os cuidados de enfermagem na transição para a parentalidade

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Abstract(s)

O período neonatal tem especial impacto na transição para a parentalidade e revela-se particularmente importante para o desenvolvimento do bebé e das relações pais-filhos e um momento-chave para a relação família-enfermeiros. Estes aspetos enquadram-se no modelo Touchpoints. “Touchpoints” representam os momentos previsíveis no desenvolvimento infantil que se desenrolam em várias dimensões e constituem períodos de vulnerabilidade para a criança e família. O 2º “touchpoint” (recém-nascido) – um dos mais marcantes deste modelo – coincide com a transição para a parentalidade, onde frequentemente pais e enfermeiros se cruzam, surgindo uma oportunidade para a intervenção destes profissionais. Este trabalho pretende compreender as perspetivas e as experiências dos enfermeiros, com e sem formação em Touchpoints, quanto ao contributo do modelo Touchpoints na prestação de cuidados de enfermagem na transição para a parentalidade. Explorámo-las quanto ao recém-nascido, aos cuidados prestados, à relação estabelecida com os pais, ao modelo Touchpoints em geral, à utilização dos seus Princípios e Pressupostos parentais e ao contributo da formação profissional. Optou-se por um estudo qualitativo descritivo, pelas suas características iterativas e por permitir descrever o fenómeno em estudo através de dados fiéis e numa linguagem próxima à dos significados que os indivíduos lhe atribuem. Recrutaram-se 38 participantes (enfermeiros com formação Touchpoints (Grupo 1) e sem essa formação (Grupo 2) e enfermeiros sem formação Touchpoints integrados em equipas com elementos com essa formação (Grupo 3)). Após consentimento informado assinado, foram realizadas entrevistas individuais em profundidade. Estas foram posteriormente transcritas verbatim e analisadas com recurso ao software QSR Nvivo 12.0. Os dados mostram diferenças nos discursos dos três grupos. O Grupo 1 assume uma mudança de perspetiva do seu pensar e agir, associando-a aos conhecimentos adquiridos e à aplicabilidade do modelo Touchpoints. O seu discurso aponta para a valorização do 2º “touchpoint” (período no qual incidimos este trabalho). Os Grupos 2 e 3 revelaram conhecer o modelo Touchpoints, elucidando como é reconhecido pelos enfermeiros em geral. O Grupo 3 identificou características específicas nos cuidados dos seus colegas do Grupo 1, que associam à formação Touchpoints. Concluímos que, no entender dos participantes, a aplicação do modelo Touchpoints na prestação de cuidados de enfermagem ao recém-nascido e seus pais acarreta benefícios para o reforço da relação pais-profissionais, para a valorização do período neonatal para o desenvolvimento infantil e da família e para o processo de transição para a parentalidade.
The period has a special impact during the neonatal period and is especially relevant for the baby’s development, improves parents-child’s relationships, and is a key moment for family-nurses’ relationships. These features are part of the Touchpoints model’s framework. Touchpoints are predictable moments in child development that unfold upon various dimensions and represent moments of vulnerability for child and family. The 2nd touchpoint (newborn) – one of the most remarkable of this model – overlaps with transition to parenthood, where frequently parents and nurses meet and an opportunity for nurse’s intervention arises. This work aims to understand nurses’ perspectives and experiences, with and without Touchpoints training’s, on Touchpoints model’s contributions for nursing care on transition to parenthood. We explore them about the newborn, nursing practice, professional relationship between nurses and parents, Touchpoints model itself, its Principles and Parent assumptions and nursing education’s contributions. A descriptive qualitative research approach was used for its iterative characteristics and for generating reliable data. It also allowed to describe a phenomenon in a language close to the one's of the participants and to the meanings they attributed to that phenomenon. 38 participants were recruited (nurses with Touchpoints training (Group 1), nurses without it (Group 2) and nurses without Touchpoints training but in teams with peers with it (Group 3)). After informed consent was given, individual in-depth interviews were conducted and later verbatim transcribed. Analysis was conducted and supported by QSR Nvivo 12.0 software. Data show differences within the speeches from the three groups. Group 1 highlighted their change of perspective after Touchpoints training, relating it to the acquired knowledge and stress its applicability to practice. They also underline the 2nd touchpoint’s relevance (upon which we focus this work). Group 2 and 3 reveal to know Touchpoints model, showing how nurses in general seem to acknowledge it. Group 3 pointed out specific characteristics upon their Group 1 co-workers that they relate to Touchpoints training. Findings showed that participants refer Touchpoints model contributes and enhances the nursing care given to newborns and their families, improving parents-professional relationships, and reinforcing the neonatal period’s relevance for child development and transition to parenthood.

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Keywords

Modelo touchpoints Transição para a parentalidade Enfermagem Touchpoints model Transition to parenthood Nursing

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