Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Abrir espaço à saúde mental : estudo do impacto da intervenção em alunos do 9º ano de escolaridade

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
201494310.pdf4.53 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Estima-se que 1 em cada 5 adolescentes poderão vir a experienciar uma perturbação mental (OMS, 2001). Neste sentido, a implementação de intervenções de promoção de saúde mental torna-se necessária em idades precoces, revelando-se uma mais-valia para o futuro dos jovens. As intervenções centradas na literacia em saúde mental e no combate ao estigma têm sido identificadas como as mais eficazes para a população alvo em questão (Jorm, 2000; Jorm, 2011). O presente estudo integra o Projeto “Abrir Espaço à Saúde Mental”, e tem como objetivo avaliar o impacto da intervenção de promoção de saúde mental, em alunos do 9º ano de escolaridade. Participaram 232 estudantes de 6 escolas do Norte de Portugal, do ensino público e do ensino privado, e foram obtidos dois grupos - grupo experimental (GE) e grupo de controlo (GC). Foi aplicado o “Questionário de Literacia em Saúde Mental”, que compreende três secções: conhecimentos sobre problemas de saúde mental; procura de ajuda e competências de 1ª ajuda e estratégias de autoajuda, ao GE e ao GC. Assim, o GE participou na intervenção de promoção de saúde mental, constituída por duas sessões, com um intervalo de uma semana entre si, contrariamente ao GC em que apenas foi aplicado o questionário. Os principais resultados obtidos apontaram para que após a intervenção de promoção de saúde mental, o GE revelou um aumento significativo nos conhecimentos sobre problemas de saúde mental e nas estratégias de autoajuda, bem como uma diminuição dos estereótipos, em comparação com o GC. Pretende-se, assim demonstrar a eficácia de intervenções de promoção de saúde mental em contexto nacional e junto dos jovens, bem como salientar a pertinência da realização de follow up’s com a finalidade de avaliar a manutenção dos resultados obtido
It is estimated that 1 in 5 teens are likely to experience a mental disorder (WHO, 2001). In this sense, the implementation of interventions to promote mental health is necessary at an early age, revealing an asset for the future of young people. Interventions focused on mental health literacy and anti-stigma campaigns have been identified as the most effective for the target population in question (Jorm, 2000; Jorm, 2011). This study is part of the project "Finding Space to Mental Health", and aims to evaluate the impact of interventions to promote mental health in students of 9th grade. 232 students attended six schools in Northern Portugal, public education and private education were implicated and were obtained two groups - an experimental group (EG) and control group (CG). We used the "Survey of Mental Health Literacy", which comprises three sections: knowledge about mental health problems, help-seeking and first aid skills and self-help strategies, which was applied to both groups. Thus, EG participated in the intervention of mental health promotion, consisting of two sessions, with a one week interval between them, unlike CG which was only applied the questionnaire. The main results showed that after the intervention of mental health promotion, GE revealed a significant increase in knowledge about mental health problems and self-help strategies, as well as a decrease in stereotypes, compared to the GC. The aim is to demonstrate the effectiveness of interventions to promote mental health in the national context and with young people, as well as enhancing the relevance of conducting follow ups in order to assess the maintenance of the results obtained

Description

Keywords

Promoção de saúde mental Literacia em saúde mental Estigma Jovens Intervenções em contexto escolar Mental health promotion Mental health literacy Stigma Youth Interventions in schools.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue