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Solidão num bairro social (entre)laços e ruturas : estudo de caso

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O presente trabalho corresponde a uma dissertação académica intitulada “Solidão num Bairro Social (Entre)laços e Ruturas” elaborada no âmbito do curso de doutoramento em Ciências da Educação, área de aprofundamento da Pedagogia Social, tendo por base um estudo de caso ancorado numa abordagem metodológica mista (quantitativa e qualitativa). Em termos conceptuais, optou-se por um quadro teórico multidisciplinar, tendo em especial referência o pensamento socio educacional. Procurou-se, sobretudo, fundamentar os pressupostos teóricos que sustentam a noção de solidão e a sua relação com a problemática da exclusão social, tentando encontrar os traços característicos da pessoa solitária. Partiu-se assim da constatação de que o aumento do fenómeno da solidão no mundo contemporâneo constitui uma interpelação incontornável para a intervenção socioeducativa, levantando questões fundamentais sobre a condição antropológica da pessoa solitária. Como tal, o nosso estudo centrou-se no fenómeno da solidão, com atenção especial para os territórios urbanos onde se agudizam as situações de exclusão social. Do ponto de vista empírico, optou-se por um estudo de caso, tentando ir ao encontro da realidade humana vivenciada num bairro social situado na cidade do Porto. Os dados foram recolhidos recorrendo a uma Escala Diferencial da Solidão (EDS) e à inquirição direta de atores feita através de entrevistas semiestruturadas. O estudo permitiu-nos legitimar, identificar algumas das variáveis que consubstanciam um perfil das pessoas solitárias, permitindo confirmar a convicção de partida sobre a relação entre solidão e exclusão social.
This work is part of an academic dissertation whose title is “Loneliness in a Social Housing between Relationships and Breakdowns”, as part of the PhD in Education Science, having the study case of a mixed methodological approach (in terms of quantity and quality). Conceptually, we choose a multidisciplinary theoretical framework, giving emphasis to the social-educational thinking and the relationship between loneliness and social exclusion, trying to find the guidelines of a lonely person. Our study case focused on the phenomenon of loneliness, special in urban areas where this problem is more acute/active. From the empirical point of view, we decided to work the human dimension in a social housing in the city of Porto. The data were collected using a Differential Scale of Loneliness (EDS) and direct inquiry of people, made through semi-structured interviews. The study allowed us to identify some of the variables that confirms the belief between the loneliness and the social exclusion.

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Keywords

Pedagogia social Solidão Exclusão social Espaço urbano Bairro social Social pedagogy Solitude Social exclusion Urban area and social housing

Pedagogical Context

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