Repository logo
 
Publication

Alterando a organização pedagógica da escola. Um caso em estudo

dc.contributor.authorGil, Paulo
dc.contributor.authorMachado, Joaquim
dc.date.accessioned2021-01-06T10:56:15Z
dc.date.available2021-01-06T10:56:15Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractO tradicional modelo de organização pedagógica da escola mostra-se inadequado à diversidade de públicos que ela acolhe e às novas missões que lhe são atribuídas. A procura de uma solução pressupõe o foco nas questões de organização e gestão contextualizadas. Este artigo dá a conhecer uma investigação realizada numa escola pública, integrada no programa TEIP3 e com contrato de autonomia, cujo objetivo é compreender e refletir como é que essa escola se organiza para promover o sucesso escolar dos seus alunos. O estudo realizado é de caráter qualitativo e a metodologia adotada insere-se no paradigma interpretativo, estruturando-se num estudo de caso. A análise dos dados recolhidos junto dos gestores pedagógicos e dos alunos evidencia os impactos do novo redesenho da gestão pedagógica e curricular no trabalho docente e nas aprendizagens dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractThe traditional model of pedagogical organization of the school is inadequate to the diversity of publics that it receives and to the new missions assigned to it. The search for a solution presupposes a focus on contextualized organization and management issues. This article aims to make known a research carried out in a public school, integrated in the TEIP3 program and with autonomy contract, whose purpose is to understand and reflect how this school is organized to promote the school success of its students. The study is qualitative and the methodology adopted is part of the interpretative paradigm, structured in a case study. The analysis of the data collected from the pedagogical managers and the students shows the impacts of the new redesign of the pedagogical and curricular management in the teaching work and in the students learning.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGil, P., Machado, J. (2020). Alterando a organização pedagógica da escola. Um caso em estudo. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, (Especial), 36-56pt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2020.8500pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/31572
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Editorapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSucesso escolarpt_PT
dc.subjectDireção de turmapt_PT
dc.subjectOrganização pedagógicapt_PT
dc.subjectGrupo flexível de aprendizagempt_PT
dc.subjectSchool successpt_PT
dc.subjectClassroom managementpt_PT
dc.subjectPedagogical organizationpt_PT
dc.subjectFlexible groupingpt_PT
dc.titleAlterando a organização pedagógica da escola. Um caso em estudopt_PT
dc.title.alternativeChanging the school’s pedagogical organization. A case studypt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage56pt_PT
oaire.citation.issueEspecialpt_PT
oaire.citation.startPage36pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
person.familyNameMachado de Araújo
person.givenNameJoaquim
person.identifier.ciencia-id2419-FA15-B90F
person.identifier.orcid0000-0003-1875-9640
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcd37aa0a-ec55-45dd-8ed5-36baa1927956
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycd37aa0a-ec55-45dd-8ed5-36baa1927956

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
ALTERANDO A ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA.pdf
Size:
796.66 KB
Format:
Adobe Portable Document Format