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Abstract(s)
The disparate and multifaceted phenomena that plague today's society inexorably reiterate profound repercussions, with vulnerable populations being the most affected. Therefore, a structured and properly competent intervention is essential, and nurses must act in a community context in order to bring out the maximum health and well-being potential of people in vulnerable situations. In this regard, health literacy proves to be an unrivalled powerful tool for promoting health. In view of the above, a community intervention project was developed in a Community Care Unit, based on Nola Pender's Health Promotion Model and Imperatori & Giraldes's Health Planning Methodology. The theoretical-conceptual foundation was based on a literature review and consultation of structuring documents. The diagnosis of the situation focused on identifying the health needs of the target population and determining possible areas for community intervention using information obtained through a semi-structured interview with a key informant and a focus group with experts in the area of intervention with vulnerable populations. Considering the health problems and/or needs that emerged, priorities for action were defined. In this line of chain, objectives, targets and indicators were set, and strategies were stipulated through the elaboration of a scoping review. Therefore, the establishment of partnerships with local entities from a community point of view, the holding of health education sessions, and the development of information materials and dynamic documents stand out as key points for optimizing an effective response with a view to achieving health gains. The desired evaluation results were generally achieved satisfactorily, so it is possible to see an overall positive balance of the entire process. The learning process was the subject of a critical-reflective analysis that fosters the excellence of nursing as a discipline, science and profession; providing the development of master's competences, as well as common and specific competences of the specialist nurse, namely, in the field of Community Health Nursing and Public Health.
Os fenómenos díspares e multifacetados que flagelam a sociedade atual, reiteram de modo inexorável profundas repercussões, sendo as populações vulneráveis as mais afetadas. Assim sendo, torna-se evidente uma intervenção estruturada e devidamente competente, pelo que é imprescindível a atuação por parte do enfermeiro em contexto comunitário, no sentido de fazer emergir o potencial máximo de saúde e bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade. Neste propósito, a literacia em saúde revela-se de forma inigualável como um poderoso desígnio para promover a saúde. Face ao exposto, foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária numa Unidade de Cuidados na Comunidade, alicerçado no Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender e na Metodologia do Planeamento em Saúde de Imperatori & Giraldes. A fundamentação teórico-conceptual baseou-se numa revisão de literatura e na consulta de documentos estruturantes. O diagnóstico da situação teve como foco identificar as necessidades de saúde da população-alvo e determinar possíveis áreas de intervenção comunitária mediante a informação obtida através da realização de uma entrevista semiestruturada a um informantechave e de um focus group com peritos na área de intervenção com populações vulneráveis. Tendo em conta os problemas e/ou necessidades de saúde que emergiram, foram definidas prioridades de atuação. Nesta linha de encadeamento, foram fixados objetivos, metas e indicadores, e estipuladas estratégias mediante o recurso à elaboração de uma scoping review. Por conseguinte, destaca-se o estabelecimento de parcerias com entidades locais do ponto de vista comunitário, a realização de sessões de educação para a saúde, e a elaboração de materiais informativos e documentos dinamizadores como pontos fulcrais para a otimização de uma resposta efetiva com vista à obtenção de ganhos em saúde. Os resultados de avaliação pretendidos foram alcançados de forma satisfatória na sua generalidade, pelo que é possível constatar um balanço positivo global em todo o processo. O percurso de aprendizagem efetuado foi alvo de uma análise crítico-reflexiva potenciadora da excelência pela qual se rege a enfermagem enquanto disciplina, ciência e profissão; proporcionando o desenvolvimento de competências de mestre, e competências comuns e específicas do enfermeiro especialista, nomeadamente, no âmbito da Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública.
Os fenómenos díspares e multifacetados que flagelam a sociedade atual, reiteram de modo inexorável profundas repercussões, sendo as populações vulneráveis as mais afetadas. Assim sendo, torna-se evidente uma intervenção estruturada e devidamente competente, pelo que é imprescindível a atuação por parte do enfermeiro em contexto comunitário, no sentido de fazer emergir o potencial máximo de saúde e bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade. Neste propósito, a literacia em saúde revela-se de forma inigualável como um poderoso desígnio para promover a saúde. Face ao exposto, foi desenvolvido um projeto de intervenção comunitária numa Unidade de Cuidados na Comunidade, alicerçado no Modelo de Promoção da Saúde de Nola Pender e na Metodologia do Planeamento em Saúde de Imperatori & Giraldes. A fundamentação teórico-conceptual baseou-se numa revisão de literatura e na consulta de documentos estruturantes. O diagnóstico da situação teve como foco identificar as necessidades de saúde da população-alvo e determinar possíveis áreas de intervenção comunitária mediante a informação obtida através da realização de uma entrevista semiestruturada a um informantechave e de um focus group com peritos na área de intervenção com populações vulneráveis. Tendo em conta os problemas e/ou necessidades de saúde que emergiram, foram definidas prioridades de atuação. Nesta linha de encadeamento, foram fixados objetivos, metas e indicadores, e estipuladas estratégias mediante o recurso à elaboração de uma scoping review. Por conseguinte, destaca-se o estabelecimento de parcerias com entidades locais do ponto de vista comunitário, a realização de sessões de educação para a saúde, e a elaboração de materiais informativos e documentos dinamizadores como pontos fulcrais para a otimização de uma resposta efetiva com vista à obtenção de ganhos em saúde. Os resultados de avaliação pretendidos foram alcançados de forma satisfatória na sua generalidade, pelo que é possível constatar um balanço positivo global em todo o processo. O percurso de aprendizagem efetuado foi alvo de uma análise crítico-reflexiva potenciadora da excelência pela qual se rege a enfermagem enquanto disciplina, ciência e profissão; proporcionando o desenvolvimento de competências de mestre, e competências comuns e específicas do enfermeiro especialista, nomeadamente, no âmbito da Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública.
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Community nursing Enfermagem comunitária Health literacy Literacia em saúde Populações vulneráveis Vulnerable populations
Pedagogical Context
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