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As tecnologias de informação e comunicação na educação de crianças com perturbações do espectro do autismo

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPonte, Filomena Ermida Figueiredo Branco da
dc.contributor.authorOliveira, Ágata Sofia Loureiro de
dc.date.accessioned2016-11-03T14:54:56Z
dc.date.available2016-11-03T14:54:56Z
dc.date.issued2016-05-24
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractO autismo é um transtorno severo do funcionamento do cérebro, caracterizado pela ausência de interacção social, comunicação deficiente, movimentos repetitivos e uma variação muito restrita de actividades e interesses. (Papalia, D. E., Olds, S. W., & Feldman, R. D., 2001). Esta perturbação acompanha os seus portadores ao longo da vida e afecta todas as esferas da mesma, sendo uma das mais marcantes a escolar. A educação que um indivíduo recebe ao longo da vida marca-o enquanto pessoa e determina o legado que esta deixará na sociedade. Uma sociedade que está em constante mudança, na qual o ensino, e os métodos de ensino e aprendizagem têm que conseguir acompanhar, nomeadamente através da adopção de estratégias que envolvam novas tecnologias. Este trabalho centra-se nas vantagens que podem advir da parceria entre o ensino das crianças com necessidades educativas especiais (NEE) e as tecnologias de informação e comunicação (TIC), colocando o enfoque num estudo de caso de uma criança diagnosticada com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Os instrumentos utilizados foram de cariz qualitativo, nomeadamente, entrevistas semi-estruturadas e grelhas de registo de observação. As entrevistas foram realizadas à mãe da criança, à Educadora de Infância e à Professora de Educação Especial, de modo a podermos recolher informação através das mais variadas dimensões. Os resultados indicam que as TIC não são verdadeiramente utilizadas como uma estratégia metodológica no processo de ensino e aprendizagem das crianças com NEE, pois requerem uma supervisão individual constante, que os professores não conseguem assegurar face à realidade contextual: possuir uma turma com elevado número de alunos. Contudo, os resultados obtidos neste estudo, demonstram que as TIC, nomeadamente os “Tablet”, são estimulantes e motivadores ao bom desempenho, assim como à envolvência e permanência na tarefa e, como tal, promissores em termos de autonomia. Durante este processo destacamos a confiança que a mãe deposita na evolução da motricidade do seu educando face ao uso do Tablet, e a colaboração positiva entre a família e a escola que trabalham em prol do bem-estar e do desenvolvimento psicossocial da criança.pt_PT
dc.description.abstractAutism is a severe disorder of the function of the brain, characterized by the absence of social interaction, poor communication, repetitive movements and a very restricted variations of activities and interests. (Papalia, D. E., Olds, S. W., & Feldman, R. D., 2001). This disorder accompanies the autistics throughout their lives and affects all spheres of the same, being one of the most outstanding school. The education that one individual receives along his life marcs him as a person and determines, for shore, the legacy that he will live on the society. A society in a constant change, in which teaching, and the teaching - learning methods have to keep up, namely through the adoption of strategies that include new technologies. This work enhances the advantages that can arise of the partnership between the teaching of children with special education needs (SEN) and the information and communication technologies (ICT), with a special focus on a study of a children diagnosed with autism spectrum disorder (ASD). The instruments used had a qualitative nature, namely demi-structured interviews and registration of observation grids. The interviews were conducted to the mother of the child, to the kindergarten teacher and the special education teacher, in order to gather information through several dimensions to achieve a reliable picture of the case in question. Results show that ICT is not truly used as a methodological strategia on the teaching and learning process of children with SEN, because sometimes requires a constant individual supervision that teachers can`t provide due to the reality: the elevated number of students in the classroom. However, the results on this study show that ICT, specifically the Tablet, are encouraging and motivate good performances, getting them involved increasing the time spent on the task, which is good for his autonomy. During this process, we highlight the trust that the mother shows on the evolution of the motor skills of her soon, towards the Tablet, and the positive collaboration between the school and the family that are working together for the well-being and psychosocial development of the child.pt_PT
dc.identifier.tid201557525
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20934
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPerturbação do Espectro do Autismopt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_PT
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_PT
dc.subjectSpecial Education Needspt_PT
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_PT
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação na educação de crianças com perturbações do espectro do autismopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Educação Especial

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